Prefeito Gilberto Esteves fala sobre cassação – Processo foi encerrado por conter erros

Segundo Gilberto, considerando um equívoco todo o processo iniciado pelo vereador Cláudio Vieira Ramos, o prefeito afirmou que houveram erros durante a instalação do processo de cassação, e que os seus advogados esses erros recorrendo à justiça que deu ganho de causa. Gilberto destacou que os vereadores não cumpriram o rito processual, havendo o cancelamento automático da cassação pretendida pelos vereadores que votaram a favor do início das investigações.

O prefeito disse em entrevista, que todo esse processo foi um grande desgaste na administração pública, causando muitas especulações. Causando ainda um prejuízo econômico, conforme destaca o prefeito. Gilberto disse ainda que não há qualquer motivo que justifique a sua cassação.

Sobre o que motivou a abertura de cassação, Gilberto destacou que o processo está encerrado. Que os vereadores podem até reabri-lo, mas que o atual está encerrado e não haverá cassação. O prefeito destacou uma fala do próprio advogado da Câmara, que teria dito em entrevista ao SJTV, que o motivo da permissão da água citado no processo, não era motivo ilegal para cassação. Sobre o decreto legislativo que não havia sido publicado no Diário Oficial, Gilberto disse que ele feriu gravemente as atribuições do poder executivo. destacando que o decreto editado dos vereadores cancelando o decreto do executivo de aglutinar as duas escolas para gerar uma economia de gastos, foi totalmente sem valor, sendo questionável.

Além do prejuízo econômico, Gilberto citou um prejuízo social muito grande nesses últimos cem dias. Por conta do estresse e desentendimentos de internautas quanto ao assunto.

Exames de endoscopia
Em entrevista concedida ao SJTV, Gilberto respondeu indagações dos telespectadores, como a volta da realização de exames de endoscopia no município. O prefeito afirmou que está em andamento o processo de licitação para contratação desse serviço, para que seja realizado no HMST – Hospital Maternidade Santa Theresinha. Apesar de não ter deixado de ser realizado, ainda que não no município, mas através de um consórcio que o município faz parte, o Centro Sul Fluminense, o serviço vem sendo realizado aos pacientes que carecem dessa assistência, na cidade de Vassouras.

Reabertura de escolas
Sobre a reabertura das escolas, Gilberto disse que as escolas foram fechadas por conta do limite com folha de pagamento de 2018, que estava acima do permitido pela lei. Que somente estão atendendo uma determinação judicial, que segue recorrendo da decisão, mas que as escolas estão abertas provisoriamente.

Gilberto afirmou que foi um péssimo negócio a reabertura das duas escolas, uma vez que a prefeitura não tinha mais nenhuma condição de reabertura dessas duas unidades escolar, como também para os alunos. Para os estudantes, Gilberto afirma que foi trágico por conta de, por exemplo, na escola de Serra do Capim, a unidade escolar trabalhar com classe multisseriada em quatro anos – um equívoco muito grande retornar com o aluno, causando um prejuízo enorme ao desenvolvimento escolar e de forma precária. Sobre ter recorrido da decisão, o prefeito espera que até o mês de agosto já tenha uma decisão final na questão. Existindo ainda, segundo o chefe do executivo, a possibilidade de em 2020, após um estudo mais detalhado, dos alunos de Roçadinho, Morro Grande, Areias e Glória serem realocados para a escola de Águas Claras que está em processo de reforma e ampliação.

Recapeamento das estradas estaduais
Recapeamento da Rodovia Prefeito Bianor Martins Esteves e demais trechos de responsabilidade do Governo do Estado, através do DER, o prefeito disse que esteve com o Governador do Estado, que apesar de ter afirmado não ter verba para fazer os serviços necessários, que estava tomando conhecimento para dar continuidade. Uma notícia otimista para os municípios do interior, foi a liberação de uma verba do Detran ao DER, no montante de R$120 milhões de reais, justamente para ser destinado na gestão de melhorias das estradas. Acredita-se que São José estará dentre os municípios a serem contemplados com uma parte dessa verba.

Contas no azul
O prefeito disse que foi muito trabalho para que o percentual com folha de pagamento com pessoal chegasse no azul atingindo 48,01%. Uma redução de 6% a menos que o limite legal que é de 54%.

Nova ETA do Centro
Sobre a nova estação de tratamento de água no Centro da cidade, Gilberto disse que foi adjudicado e homologado o processo de aquisição da estação de tratamento, através da empresa vencedora do certame licitatório – Bio G Sistemas de Saneamento Ltda – do interior do estado do Paraná, região sul do país. Segundo o prefeito, dentro de 120 dias a nova ETA já estará em território vale riopretano. De acordo com o chefe do executivo, ainda não está definido o local exato para instalação da nova ETA. Novos estudos podem direcionar para a localidade do Dirindí. O início do uso da ETA deverá ocorrer em até 180 dias. A compra, instalação e adequações estruturais serão de responsabilidade da prefeitura, ficando apenas a parte operacional para a empresa que tem a permissão de uso e fornecimento de água no município.

Guarnição do Corpo de Bombeiros
Segundo Gilberto, poderá acontecer a instalação de uma guarnição do Corpo de Bombeiros dentro do espaço do Parque de Exposições em Águas Claras ou próximo da 104 DP. Segundo o prefeito, a instalação de um heliporto também estaria sendo feito no local ao invés de próximo do hospital, como projetado na nova estrutura da sede do governo municipal que será construída.

Novo Centro Administrativo
Indagado sobre o motivo de não utilizar o espaço da Coopervale como um Centro de Saúde, centralizando toda a estrutura de atendimento de pacientes e exames no local, Gilberto disse que inicialmente está projetado a instalação do novo Centro Administrativo da Prefeitura, mas que nada impede de novas gestões, após a sua construção façam modificações, realocando a estrutura da sede municipal para o Parque de Exposições e a nova obra da Coopervale se torne um Centro de Saúde completo.

Clínica de Águas Claras e a nova Policlínica
Gilberto afirmou que depende totalmente do Governo do Estado a liberação para que o município entregue o prédio apara a administração municipal.

Concurso Público 2017 e o novo Concurso 2019
Já anunciado pelo chefe do executivo, a notícia foi muito bem recebida pela população. Até o final deste ano haverá um novo concurso público geral, que abrirá vaga para todos os cargos de carreira. Sobre o último concurso realizado em maio de 2017, que ainda está em vigor, o prefeito disse que renovou por mais dois anos. Mas, que por ser um concurso mais restrito, que não tem mais candidatos aprovados que possam ser chamados para atender a demanda de áreas como médico da família, enfermeiro de família, agente comunitário de saúde, professor, dentre outros cargos. E segundo o prefeito, além das vagas para preencher no executivo, o legislativo municipal também participará desse novo concurso. O prefeito acredita que dentro de 90 dias a empresa já esteja aprovada e a partir de então, o edital seja publicado.

Vacinação contra a gripe
O prefeito afirmou que a campanha de vacinação contra a gripe que se encerrou na última sexta-feira, apesar de ter sido prorrogada no Estado do Rio de Janeiro, que em São José a meta foi atingida, pelo percentual que deveria ser vacinado e assim foi atingido com sucesso. Mas, que por haver interesse de outras pessoas que queiram e precisam ser vacinadas, que será feito um pedido ao Governo do Estado para que uma nova remessa seja enviada ao município. A solicitação será feita ainda nesta semana.

Trânsito local
Com o concurso 2020 serão abertas seis vagas para agentes de trânsito, o que segundo o prefeito, ajudará a resolver o problema de estacionamento irregular, congestionamento, dando um alívio aos três pontos principais que são o Centro, Praça João Werneck e Estação.

Novo Centro de Fisioterapia
Nova estrutura será inaugurada em breve para a realização dos exames de fisioterapia. No novo local, ao lado da Secretara de Educação, na Rua Coronel Francisco Limongi, na Estação, além de maior comodidade, também trará mais acessibilidade e ajudará a desafogar o trânsito no Centro da cidade, onde está instalado o atual centro de fisioterapia. Provavelmente será feita a entrega da nova estrutura dentro de 30 dias.

Eleições Municipais e a reeleição
Gilberto afirmou e garantiu que não será candidato á reeleição nas próximas eleições municipais. O que deverá ocorrer, será como sempre aconteceu em anos anteriores, onde esteve declarando apoio a algum candidato que acreditou ou que acredita ser uma boa opção para ser o próximo gestor do município.

Reforma da previdência
O prefeito Gilberto Esteves declarou ser a favor da nova reforma da previdência, sendo ela necessária. Gilberto alegou que o Brasil e a população precisam dessa reforma. Pois, se trata de uma garantia para as futuras gerações tenham suas aposentadorias. O prefeito disse que a reforma vai atingir radicalmente os que recebem salários gordos. Mas que ao trabalhador comum, o que deve acontecer é somente o aumento em mais alguns poucos anos de contribuição.

(Imagem: Reprodução)

Anúncios