Cultura Alemã em destaque na 30ª edição da Bauernfest em Petrópolis

Petrópolis se transforma em um pedaço da Alemanha a partir desta sexta-feira (14.06) com a abertura da Bauernfest – segunda maior festa do segmento no Brasil. Entre as atrações que fazem parte da programação estão 13 grupos de dança folclórica – locais e convidados, os tradicionais bailões com a Banda Germânica, desfiles, oficinas e atividades para crianças, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, jogos germânicos. A festa, tradicional no calendário da cidade serrana, é uma celebração ao legado cultural deixado pelos colonizadores, que começaram a chegar à região em 1945. O objetivo era fazer com que eles colonizassem o município e ajudassem a construir a cidade idealizada pelo Imperador D. Pedro II.

A 30ª edição do evento, será aberta pelo prefeito ao lado da presidente do Clube 29 de Junho, Emygdia Hoelz, às 19h, no Palácio de Cristal. O atrativo é coração da festa, mas ela acontece também nos arredores, como a Rua Alfredo Pachá, a Praça da Liberdade e a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), esta última com o Biergarten – no coração do Centro Histórico. A novidade é que este ano, a Festa do Colono Alemão foi estendida e irá até o dia 30 de junho – com exceção do dia 20, feriado de Corpus Christ.

Nesta sexta-feira – primeiro dia de evento – o público poderá assistir à apresentação da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), às 20h, no Palco Koblenz (Palácio), e, em seguida, com o grupo convidado de Blumenau-SC, Grupo Folclórico Teutônia, além dos grupos locais Blumenberg Volkstanz e Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis. Às 20h também acontece, dentro do Palácio, o bailão com a Banda Germânica. Simultaneamente, em outro ponto do Centro Histórico – a Praça da Liberdade – a animação fica por conta da Bauernband que se apresenta no Palco Koeler.

A gastronomia é outro ponto alto da festa e ganha destaque com as barraquinhas espalhadas por todo o evento. Mais de 8 toneladas de salsichão devem ser consumidos no evento, além de outra paixão alemã: a cerveja, com mais 130 mil litros.

No ano passado, mais de 350 mil pessoas passaram pela Bauernfest. O evento emprega mais de 350 pessoas diretamente e, em 2018, movimentou R$ 43 milhões na economia da cidade. É uma das principais festas do calendário turístico do município, junto com o Natal Imperial.

Intensa programação durante todo o fim de semana
Até o dia 30 de junho a programação é intensa no Palácio de Cristal – que ser transforma em um burgo alemão. Já neste primeiro fim de semana o público que participar da Bauernfest encontrará tanto no sábado quanto no domingo as atividades, que começam já pela manhã e vão até o fim do dia. Entre as atrações estão apresentações de grupos folclóricos, recreação infantil, concurso de chope a metro e chapéu mais enfeitado, banda marcial, contação de história, teatro, além, claro do tradicional bailão com a Banda Germânica. No sábado, haverá ainda o Desfile de Lanternas, saindo às 19h da Avenida Ipiranga (em frente à Igreja Luterana) e no domingo o Desfile Folclórico, com as famílias de colonos germânicos, saindo às 10h da Rua da Imperatriz (em frente ao Museu Imperial).

A programação completa está disponível no site da festa: https://www.bauernfestpetropolis.com.br e na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/bauernfest/.

Fonte: Ascom Prefeitura de Petrópolis

Anúncios