Governador do Rio lança decreto que reduz para 4% ICMS para refeições e bebidas

Em lançamento do decreto que reduziu para 4% a base de cálculo do ICMS para refeições e bebidas manipuladas em bares e restaurantes, nesta terça-feira (8), o governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel falou em expandir o turismo no estado.

Ele citou as negociações com o Ministério das Relações Exteriores para abertura de escritórios de representação para promover o turismo do Rio em vários países, em um modelo semelhante ao que é feito em Portugal.

O governador disse que quer fazer uma parceria para trazer o Disney Parade para fomentar o uso do Sambódromo e ainda que pretende aumentar o turismo religioso.

O governo diz tratar o turismo como o petróleo do carioca. Mas, ao ser questionado se a violência poderia frear a vinda de visitantes, principalmente estrangeiros, Witzel afirmou que a sensação de segurança tem aumentado e que o estado vai agir com rigor.

Witzel também voltou a defender a revisão da recuperação fiscal. Ele afirmou que, mesmo que os estados tenham ficado de fora do projeto da Reforma da Previdência, vai ser possível recompor as receitas e pagar as dívidas do Fundo de Participação dos Estados até 2023.

O decreto de redução do ICMS, publicado há mais de um mês, era negociado pelo SindRio desde o aumento anunciado no fechar das portas da gestão anterior. Antes disso, estabelecimentos com bebidas alcoólicas pagavam 27% em imposto, enquanto o recolhimento para bebidas manipuladas era de 20%.

Na espécie de “happy hour” com autoridades promovido pelo Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio, o presidente da entidade, Fernando Blower comemorou e afirmou que a medida vai permitir a retomada do crescimento do setor, beneficiando toda a economia do estado.

Segundo o sindicato, o setor é um dos principais empregadores de jovens de 18 a 24 anos e que emprega diretamente 110 mil pessoas somente na capital fluminense.

E apesar do aumento nos demais estados, o Rio perdeu cerca de mil vagas no primeiro semestre do ano no segmento.

Fonte: BandNews FM

Anúncios