Estoque do Banco de Sangue Santa Teresa segue 55% abaixo do ideal

O estoque do Banco de Sangue Santa Teresa voltou a apresentar queda. Isso, porque a meta diária de doações não está sendo atingida conforme o necessário. Precisando de 75 doadores por dia, o local está recebendo uma média de apenas 40 doações. De acordo com captadores, os estoques de sangue “O” positivo, “O” negativo e “A” negativo estão em níveis críticos. O estoque de sangue está 55% abaixo do ideal há alguns dias.

Para o captador Vinicius Pereira, a ausência de um número consistente de doadores diariamente pode comprometer os atendimentos.

O maior problema é que se não coletarmos o volume necessário em um dia, no outro preciso conseguir o sangue suficiente para atender a demanda anterior, além das novas 75 doações, algo que não está acontecendo. Isso liga o alerta do Banco, pois precisamos desse total de doações para operarmos com estoques saudáveis, que não causem nenhum alarde posteriormente”, disse.

O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes, tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias. Por mês são realizadas cerca de 650 transfusões de sangue.

Precisamos retomar o movimento para manter o estoque saudável, o mais rápido possível. Possuímos as pendências consideradas normais, e também precisamos estar disponíveis para atender as variáveis, em casos de acidentes, tragédias, entre outros“, completou Vinicius.

Doar é simples, rápido e seguro. Aos que quiserem ajudar a mudar essa realidade, basta estar em boas condições de saúde e pesar, no mínimo, de 50 quilos.

Para doar é preciso:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos podem doar com a presença e consentimento formal do responsável legal. Se for a primeira doação, deve possuir idade mínima de 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • A última doação deve ter ocorrida a mais de 3 (três) meses para mulheres e mais de 2 (dois) meses para homens. Deve-se respeitar o limite de 4 (quatro) doações por ano para homens e 3 (três) doações por ano para mulheres;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não ter realizado uma grande refeição (almoço ou jantar). Não pode ter ingerido alimentos gordurosos ou derivados de leite (manteiga, queijo, iogurte etc) nas três horas que antecedem a doação;
  • Não estar grávida ou amamentando, a menos que esteja amamentando a mais de 12 meses;
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias;
  • Para mulheres que abortamento, ou por outros motivos não estejam amamentando, podem doar 12 semanas após o parto normal ou abortamento. Caso tenha sido cesariana, aguardar seis meses;
  • A menstruação não é contra indicação para doação, desde que o fluxo da mulher esteja dentro do normal;
  • Não ter tido hepatite após 11 anos de idade;
  • Não ter feito endoscopia e/ou colonoscopia há menos de 6 meses;
  • Não ter feito tatuagem há menos de 12 meses;
  • Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, etc).

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na Rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Informações podem ser adquiridas pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.

Fonte: Com informações do Portal Giro

Anúncios