São José comemora nesta sexta dia 6, exatos 32 anos do Dia do Sim à Emancipação

Nesta sexta-feira dia 6, o município de São José do Vale do Rio Preto comemora exatos 32 anos do Dia do Sim, conforme a Lei municipal nº 1.191, de 24 de maio de 2005.

O fato histórico para o então 5º distrito de Petrópolis, levou 3.477 vale riopretanos às urnas naquele dia frio e chuvoso, para transformar o que era distrito em um município.

Nas redes sociais, o prefeito Gilberto Esteves, um dos responsáveis e idealizadores da ideia, afirmou ter orgulho e gratidão por ter pertencido a Petrópolis, mas muito mais orgulho de São José, hoje sendo uma cidade. Gilberto destacou ainda a autonomia para gerir os próprios destinos.

Até hoje a placa histórica permanece na fachada de uma empresa de artefatos de cimento, que pertence à família de um dos entusiastas da causa, o saudoso Raul Português.

Atualmente, São José comemora seu aniversário de emancipação político administrativa em 15 de dezembro, sendo defendido por alguns entusiastas da causa que a data de comemoração pela emancipação seja transferida para a mesma data em que se comemora o Dia do Sim.

Vale ressaltar os pilares da emancipação de São José, representados por ilustres personalidades, como Dr Eugênio Ruótolo Neto, João Batista Teixeira, Manoel Martins Esteves, Celso Rampini do Carmo, Marcílio Andriolo Machado, Bianor Esteves, Jamil Caryn, Reisinaldo Martins Esteves, Gilberto Martins Esteves, Tininho Rampini, Raul Isidoro, João José do Couto, Manduca Rampini, Eugênio de Medeiros Zimbrão, Jaime Paim da Rocha, Eurides da Silva Teixeira, Nelson Sabrá, Amadeu Rocha, Francisco Horta, Roberto Jefferson, José Matoso, Marinês Viana, Laura Teixeira Pereira, José Hansen, José Adilson Gonçalves Priori, José Augusto Gonçalves, sem contar a enorme participação de apoiadores, nominados no livro de atas da Comissão Pró Emancipação, que atualmente denomina-se Clube dos Emancipacionistas.

Desfile Cívico Escolar de São José será comemorativo à Emancipação do município

O Desfile Cívico Escolar 2019 de São José do Vale do Rio Preto, acontecerá neste domingo dia 8 de setembro. O evento cívico escolar irá comemorar os 30 anos de emancipação político-administrativa do município vale riopretano.

Várias unidades escolares estarão desfilando pela Rua Coronel Francisco Limongi, na Estação. Serão alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.

O trecho compreendido entre a Ponte Preta e a Ponte Branca terá seu fluxo de veículos proibido, no horário de 06h às 13h deste domingo.

Anúncios