Queimada destrói área de vegetação equivalente a cinco campos de futebol em São José

Uma queimada destruiu uma área equivalente a cinco campos de futebol no bairro Glória, em São José do Vale do Rio Preto.

O Corpo de bombeiros foi acionado por volta das 21h30 de quarta-feira (18). Segundo os militares, seis bombeiros e uma viatura foram deslocados para o local.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Gil Kempers, disse que foi feito um trabalho de linha fria para evitar que o fogo chegasse perto das casas, além do uso de abafadores para conter as chamas. Ao todo, foram usados 4 mil litros de água e o combate aconteceu até 23h15.

A Defesa Civil do município também esteve na região. Segundo o secretário, Rômulo Bulhões, a cidade está enfrentando um forte período de estiagem que favorece a propagação do fogo.

Na quarta-feira (18), foram combatidos incêndios nas localidades de Contendas, Batalha, Pouso Alegre e Filisberto, segundo a Defesa Civil. O órgão informou ainda que na manhã desta quinta, um foco atinge a região conhecida como Tulia.

“O tempo está muito seco. Se der uma chuva boa, essa situação melhora”, afirmou Rômulo. Além disso, ele explicou que na maioria das vezes os incêndios florestais são provocados por ação humana.

Para o comandante dos bombeiros de Petrópolis, é preciso conscientizar a população para que não coloque fogo em lixo. Ele diz ainda que essas queimadas preocupam as autoridades porque tira a cobertura de vegetação das montanhas, o que traz riscos durante o verão.

“Existem estudos que mostram que essas áreas queimadas são mais suscetíveis a escorregamentos”, afirma. Gil Kempers ressaltou ainda que neste ano o tempo está mais seco do que em 2018. “A condição climática diferenciada favorece a propagação do fogo e o aumento das estatísticas”, disse.

Fonte: G1

Anúncios