Secretaria de Estado de Fazenda e PRF apreendem caminhões durante operação em Xerém, Campos e Três Rios

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram, na última segunda-feira (18/11), a Operação Sóbrios, que apreendeu três caminhões de bebidas que trafegavam com documentos fiscais fraudados em Xerém (Baixada Fluminense), Campos (Norte do estado) e Três Rios (Sul Fluminense). A ação foi feita com base em informações do Centro de Monitoramento e Análise de Dados da Auditoria Fiscal de Trânsito de Mercadorias e Barreiras Fiscais da Sefaz-RJ.

As cargas encontradas nos caminhões também foram apreendidas: 142.560 latas de 473ml de cerveja e 39.432 garrafas de 470ml de aguardente. Ao todo foram emitidos mais de R$ 580 mil em autos de infração.

O Fisco Fluminense vem identificando um aumento nas fraudes fiscais no setor de bebidas por meio do uso de rotas alternativas aos Postos de Controle Fiscal. Nossa ideia é intensificar ações conjuntas nas fronteiras do Estado – afirmou o superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.

O superintendente também destacou a atuação da PRF, responsável pela grande quantidade de apreensões de cargas nas rodovias federais do Rio de Janeiro. Segundo ele, esse trabalho vem contribuindo para o combate à sonegação fiscal e o aumento da arrecadação de ICMS.

A Operação Sóbrios é a 48ª realizada este ano pela Fazenda Estadual para combater a sonegação de impostos e promover a educação fiscal entre os contribuintes.

Fonte: Ascom Secretaria de Estado de Fazenda