São José: Defesa Civil Municipal promove simulados de desocupação

O Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres foi comemorado na última sexta-feira dia 29. E para marcar a data, promovendo a cultura da prevenção na sociedade, a Sedec-RJ – Secretaria de Estado de Defesa Civil, em parceria com o CBMERJ – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizaram simulados de desocupação em 133 escolas públicas do território fluminense. Mais de 50 mil alunos, professores, funcionários, voluntários e agentes estaduais e municipais foram mobilizados pelo exercício em 53 municípios.

O objetivo dos treinamentos foi orientar sobre como evitar acidentes diversos e como agir em situações de emergência. Pela comunidade escolar ser disseminadora de informações, ela pode ajudar a reforçar a importância da cultura de prevenção na sociedade.

Plano de Emergência do Estado
No próximo dia 5 de dezembro, a Sedec-RJ vai lançar a nova versão do PEM-RJ – Plano de Emergência do Estado. O documento traça estratégias para otimizar as ações de resposta a emergências e desastres de forma integrada e articulada com os 92 municípios fluminenses. O estudo trata do planejamento tático para a integração de múltiplos saberes técnicos, na área de proteção comunitária, durante períodos com indicativo de chuvas fortes e estiagem, por exemplo. O Plano Verão e o Plano de Contingência de Segurança de Barragens também fazem parte do projeto.

Em São José, a Defesa Civil Municipal também fez ações com alguns alunos, professores e moradores
A Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil de São José, esteve fazendo uma ação envolvendo toda a equipe do setor, na Escola Municipal Irene Lima, no bairro de Barrinha e também no Conjunto Popular Habitacional do bairro de Pouso Alegre. Da mesma forma, o simulado orientando como devem proceder em caso de um incêndio, foi praticado com os alunos e professores da unidade escolar, como também, com os moradores do conjunto habitacional.

Da redação Rede Info News
Com informações da Ascom da Secretaria de Defesa Civil
Imagens: São José News