São José: Flagrante de lixos amontoados no antigo prédio da Enel; cadê o dever moral?

Integrantes dos grupos de informação e notícias da Rede Info News flagraram nesta quinta-feira dia 02, no início da tarde, várias sacolas com lixos, galões e vasilhames, amontoados próximo ao antigo prédio da Enel, na Estação, região central de São José do Vale do Rio Preto.

Em contato com o setor de comunicação da prefeitura, o diretor Igor Machado nos informou que o departamento de resíduos sólidos da Secretaria de Meio Ambiente não tinha ciência do fato, mas que um veículo estará indo até o local, no máximo até a manhã desta sexta-feira dia 03, para retirada do lixo.

É importante as pessoas terem um pouco mais de consciência sobre coleta de lixo da prefeitura. Para evitar que o lixo fique espalhado, é uma orientação de boa educação em todas as cidades do Brasil, o que não é diferente de São José, e quiçá do mundo inteiro, só colocar o lixo nos latões ou locais destinados para coleta, apenas no dia em que os coletores passam em cada bairro. Evitando assim, qualquer transtorno que possa vir a ser causado por vazamentos ou sacolas que acabam rasgando e espalhando o lixo, sujando as vias da cidade e do seu bairro.

A prefeitura tem a obrigação de coletar o lixo, pois pagamos impostos e as autoridades devem garantir que esse serviço seja prestado em dia. Mas, a população tem o dever moral e ético de colocar o material a ser descartado em local específico, levando em consideração o dia da escala em que os coletores passam em sua localidade.