São José: Transporte coletivo poderá ser paralisado ainda este mês se o DER-RJ não arrumar rodovia

Foi publicado nesta nesta quinta-feira dia 13, no blog do advogado Reisinaldo Esteves, irmão do prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Gilberto Esteves, que a população vale riopretana corre o sério risco de ficar sem transporte coletivo no trecho da Estrada do Poço Fundo – Rodovia Bianor Martins Esteves. Isso porque os ônibus circulares, escolares e intermunicipal irão paralisar suas rotas até que o DER-RJ resolva a questão das condições da rodovia que liga São José à BR-116, em Teresópolis.

Segundo divulgado pelo blog, numa reunião a portas fechadas realizada nesta semana no município teresopolitano, os principais representantes das Viações Progresso e Teresópolis, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, resolveram que, se o DER-RJ não tomar providências acerca das condições da RJ-134, no trecho conhecido popularmente por Estrada do Poço Fundo, os coletivos da linha São José x Teresópolis; São José x Poço Fundo e São José x Volta do Pião, além dos ônibus escolares municipais e do Colégio Estadual, vão parar de circular, já no Carnaval, que acontece no final do mês de fevereiro. A paralisação será por tempo indeterminado.

Segundo Reisinaldo, as informações dão conta de que a Viação Teresópolis, já gostaria de suspender suas atividades imediatas, vindo apenas até o retorno de acesso das duas vias.

Conforme a publicação do blog, se a ameaça das empresas acontecer, milhares de pessoas, trabalhadores, estudantes e, usuários que todos os dias utilizam a via seriam prejudicados. A empresa Chimbitur que transporta trabalhadores, inicialmente não aderiu a paralisação por questões contratuais, mas, apoia o movimento.

Segundo os empresários, os riscos vão desde às crateras e buracos nas vias, que danificam pneus e suspensão dos veículos, a encostas superiores e inferiores à via que ameaçam desabar.

O blog do Reisinaldo informou que tentou contato com a direção do DER-RJ e também com o Gabinete do Governo Wilson Whitzel, mas, não obteve retorno.

De acordo com o divulgado, o prefeito Gilberto Esteves, informou que o Gabinete do Governador já tomou conhecimento da situação da via, prometeu realizar obras de melhoria em parceria com o Município, mas, não cumpriu com sua parte no acordo.

Conforme a publicação, Gilberto disse ainda, que até uma Ação Civil Pública contra o Estado, já foi aventada, mas, o expediente poderia ser ainda mais dolor aos usuários.

Segundo o blog, Gilberto disse que a Defesa Civil Municipal vistoriou toda a extensão da via e, já formalizou alerta da iminência de riscos de acidentes irreparáveis à população, ao Gabinete da Defesa Civil do Estado que também não tomou providências.

Com informações do Blog do Reisinaldo Esteves