Rio de Janeiro: Governo Estadual firma parceria com FBI para aprimorar técnicas de investigação

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e o FBI (Federal Bureau of Investigation) firmaram, nesta quarta-feira (26/02), em Washington, uma parceria para trocar experiências e aprimorar as técnicas de investigação e inteligência no combate à criminalidade. O objetivo é realizar um intercâmbio de treinamentos e informações entre profissionais da agência federal americana e as polícias fluminenses. O Memorando de Entendimento foi assinado pelo governador Wilson Witzel e o diretor da Divisão de Investigação Criminal do FBI, Terry Wade.

“A nossa parceria é focada no combate ao tráfico de drogas e armas. Também vamos trocar informações sobre segurança virtual, para a proteção de dados públicos. Além disso, o memorando vai fortalecer o combate à lavagem de dinheiro. Com a nossa política de segurança, por exemplo, aumentamos em mais de 133% as investigações de lavagem de dinheiro e bloqueamos mais de R$ 85 milhões em bens de criminosos. Vamos trocar experiências.”, explicou o governador.

O acordo de cooperação prevê ainda reuniões entre o FBI e o Estado do Rio. No ano passado, o governador recebeu, em reunião no Palácio Guanabara, uma delegação oficial do FBI, liderada pela diretora-executiva Amy Hass. No encontro, foi discutida uma maior integração entre as polícias do Estado do Rio de Janeiro e dos Estados Unidos, especialmente na área de inteligência policial.

Fonte: Governo do Estado