São José: Secretaria Municipal de Saúde emite nota sobre possível suspeita de coronavírus na cidade

Após informações dando conta sobre uma possível suspeita de coronavírus em São José do Vale do Rio Preto, o suposto caso está totalmente descartado, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, no final da tarde desta sexta-feira dia 28. Conforme nota enviada para nossa redação, a pessoa em questão, não apresentava todos os sintomas relativos a se enquadrar como suspeita.

O fato criou um burburinho com muita preocupação, por conta de se tratar de um médico que estaria fazendo atendimento e teria alguns sintomas referentes ao vírus.

Em nota a suspeita foi totalmente descartada. Segue nota da Secretaria Municipal de Saúde na íntegra:

“Informo que o médico que está de plantão no dia de hoje (28/02/2020), não apresenta nenhum sintoma compatível para suspeita do CORONAVÍRUS, o mesmo informou no começo do plantão que esteve no aeroporto e estava apresentando quadro leve de odinofagia (dor de garganta), não apresentando mais nenhum outro tipo de sintoma.

Pelo protocolo enviado pelo Ministério da Saúde sabemos que para ser um caso suspeito o paciente deve apresentar pelo menos um dos sintomas: febre, diarreia, dor de garganta, mialgia e prostração (sinais típicos de um resfriado comum), porém um ponto crucial para que seja levantado uma hipótese diagnóstica tão grave como essa é o contato com pacientes que estiveram fora do país pelo menos 14 dias atrás (países que estão com alto índice de casos confirmados – China, Itália, Corea do Sul, França, Camboja, Tailandia, Nepal, Japão, Sri Lanka, Alemanha, Cingapura, Vietnã, Malásia, Canada e Estados Unidos). Logo, solicito que todo esse alarde seja encerrado, pois não há nenhuma evidencia clínica de contaminação do médico que encontra-se no plantão”. Afirma a diretora médica do HMST, Dra Marcelle Caramêz.

A secretaria de saúde informou ainda que, está em alerta máximo e vem acompanhando e implantando todas as orientações passadas através de normas técnicas do Ministério da Saúde para enfrentar este novo vírus.

A nota também afirma que a secretária de saúde, Rafaella Rampini, esclarece a população que não precisa se alarmar, mas deve continuar a ter cuidados básicos de prevenção ao contagio.

Medidas de prevenção:

  • Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
  • Evitar ambientes com muita aglomeração;
  • Utilizar álcool em gel nas mãos.

O que fazer em caso de suspeita:

Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos confirmados de coronavírus:

  • -Cubra o rosto com máscara;
  • Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima;
  • Siga as orientações dos profissionais de saúde;
  • Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos.

Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633.