São José: MC Thiano lança novo single; artista fala de sua história de vida em entrevista

Natural de São José do Vale do Rio Preto, Cristiano, ou melhor, MC Thiano, de 32 anos de idade, está lançando seu mais novo single nas plataformas digitais. Nossa reportagem conversou com o artista. Thiano falou sobre sua trajetória, contando as dificuldades, as lutas, a falta de apoio cultural, as influências musicais e as suas conquistas.

Confira a entrevista exclusiva com o artista e o clipe do novo single “Noix tá shek”:

Rede Info News: Com tantos funkeiros surgindo, o que MC Thiano representa nessa nova etapa do funk no Brasil? Quem é o MC Thiano?!
MC Thiano:
Então, tem vários Mc’s surgindo hoje em dia sim. E eu represento essa massa também. Venho representar um Funk e Rap consciente, realístico, objetivo e informativo. Eu sou um cara com sonho e objetivos. Sei o que quero, e estou correndo atras disso. Mesmo sem a ajuda de muitos que poderiam dar essa ajuda, pois desde novo minha mãe me ensinou a me virar sozinho.

Rede Info News: Pra quem não conhece sua trajetória, fale um pouco como tudo começou…
MC Thiano: O MC Thiano é o meu nome artístico, pois como me chamo Cristiano e “todo mundo odeia o Cris” (rssss), então resolvi colocar assim. E também porque várias pessoas, como amigos, já me chamavam assim antes. Anteriormente, eu usava o nome de MC Thiano SJ, um menção à São José. Mas pela falta de ajuda e oportunidade das pessoas da cidade, resolvi só deixar MC Thiano mesmo. Acho que tudo começou quando pequeno, me mudei de São José para o distrito da Posse, em Petrópolis, e lá eu comecei a ouvir o ritmo do funk, isso em 1994. Uma época boa demais do nosso funk. Alí começou tudo. Vários moleques querendo ser jogador de futebol e eu querendo ser MC.

Rede Info News: MC Thiano é mais rap ou mais funk?!
MC Thiano: Tipo, eu sou um pouco dos dois. No começo era mais funk, Porém, as coisas mudam e temos que andar no mesmo ritmo pra tudo ficar certo. O funk hoje em dia tá sendo representado de uma forma muito muito ousada e um pouco violenta, tipo, não se pode ouvir mais funk em qualquer luga por conta das letras que são diferentes de antes. Mas, como eu disse, temos que andar conforme tudo anda pra progredir. Então o rap já é mais habitual, encaixa em qualquer lugar. Pode ser ouvido em vários locais. Por isso eu sou um pouco dos dois. E os dois juntos são muito fortes.

Rede Info News: Quantos singles já tem lançado?!
MC Thiano: Eu tenho essa nova, a “Noix tá shek”, tenho a “Mãe”, a “Tá monitorado” e a “Menina linda”, que em breve vou estar lançando o vídeo dela também.

Rede Info News: O funk e o rap normalmente trazem singles de própria autoria do artista. É o seu caso?! Quantas composições até aqui??!
MC Thiano: Todas as composições são de minha autoria, menos uma que é a “Boladão chapadão” que são letras dos MC’s Duda do Borel e o nosso eterno Mr. Catra. A música que também está no meu canal no Youtube. Eu já lancei e produzi, entre funk e rap, aproximadamente umas 30 a 35 músicas. É um pouco bastante pra quem não tem fama como eu, mas isso tudo foi produzido em três anos por mim e uns amigos que são DJ’s, e que me ajudaram bastante.

Rede Info News: Tem alguma preferida? Ou destacaria quais?!
MC Thiano: Sim, acho que três. Seriam “Noix tá shek”, “Mãe” e “Menina linda”.

Rede Info News: Alguma parceira que você almeja?! Cantar com algum MC ou cantor?!
MC Thiano: Ah, parcerias? Almejo sim. No funk seria com o MC Poze do Rodo. E no rap seria o com MC Cabelinho. Pelo menos essas duas parcerias já me fariam muito feliz.

Rede Info News: Você participava de um grupo de dança regional – “Os Turistas”. Ainda existe a parceira ou agora você pretende se dedicar mais ao trabalho solo?!
MC Thiano: Na verdade, eu ainda faço parte do grupo “Os Turistas”, mas devido a não termos mais um DJ, que nos acompanhe nos palcos, estamos mais devagar. É uma pena, pois tava dando tudo certo. Então por enquanto, levo uma carreira solo mesmo. Mas o grupo “Os Turistas” tá no meu coração, e mesmo fazendo carreira solo não vamos deixa ele acabar não.

Rede Info News: Você hoje tem trabalhos paralelos. Trabalha como styler de cabelos… Deixando a rapaziada com o corte na régua. E além disso, já dançava. Mas também canta. Como tá conciliando tudo isso?! Pretende investir em uma única área?!
MC Thiano: Sim, trabalho em uma barbearia da nossa cidade que é bem conhecida pelo excelente trabalho. Rapaz, eu dançava muito mesmo (rssss), bem lembrado. Durante o dia até às 10, 11 ou meia-noite, a hora que eu paro lá no trabalho, só dá pra pensar em cabelo mesmo. Lá é muita dedicação. Mas, sempre que chego em casa sobra pouco de tempo pra bolar letras e conversar com os amigos. Então é meio difícil conseguir conciliar tudo isso. Mas como somos brasileiros, sempre damos um jeitinho pra tudo. Porém, se eu pudesse, hoje eu escolheria viver somente da musica. Mas, enquanto o sucesso não vem, vamos que vamos.

Rede Info News: Já da pra viver do seu trabalho musical?!
MC Thiano: Eu queria viver sim da musica. Mas ainda não é possível. Se um dia, um empresário ou produtor se interessar pelo meu trabalho e investir na minha carreira… Quem sebe?

Rede Info News: Como você vê o funk e o rap na atualidade?!
MC Thiano: Poxa! O funk hoje em dia, eu vejo ele um pouco mal representado por algumas letras um tanto pesadas. E vejo vários MC’s que nem sabem o significado da sigla MC, ou seja, Mestre de Cerimonia. Já o rap tá crescendo e vejo vários MC’s de funk indo pro rap também. O rap não fica muito legal com letras pesadas. O estilo tá de parabéns, tanto o nacional quanto internacionalmente falando.

Rede Info News: Você está lançando o single “Noix tá shek”. Qual a mensagem dessa música?
MC Thiano: Nesse single, “Noix tá shek”, a mensagem é de que um rap suave possa ser tocado em todos os lugares. Traz uma letra animada e alegre. O beat que é a base da musica, eu ainda não produzo. Mais pra frente pretendo sim tá fazendo os beat’s também. E a letra fala de um cara que quer fazer a noite de uma mina feliz. Levando ela pra curtir com ele e com seus amigos, ou sua gang, como diz na música. Mas, ele quer fazer direitinho, levar a mina com a permissão dos seus pais…

Rede Info News: Fala um pouco sobre como foi gravar esse trabalho musical… O processo de produção…
MC Thiano: Eu tinha feito a letra até na parte que fala “banco inclinado você tá do meu lado…”, a partir daí eu não consegui dar sequencia. Mas, meu filho tava comigo em casa, pois, vem passar os finais de comigo. Então ele me disse “pai, coloca gang!’, Eu disse “gang?”. Ele então me ajudou a finalizar, “sim pai, coloca!”. E ficou assim: “venha curtir com a minha gang!”. Poxa! Ele só tinha 7 pra 8 anos e já me ajudou. O resto foi fluindo… “porque essa noite vai ser muito interessante…”. Acho que essa mistura toda que fez a música ficar legal. Acho que quem ouve se identifica com ela e acaba contagiando. Quando eu terminei de compor, durante alguns ensaios, eu mostrava pra algumas pessoas e elas me diziam “Poxa! Que música top! Muito boa!”. E graças a Deus, com ajuda do meu filho, deu tudo certo e a “Noix tá shek” tá aí.

Rede Info News: Como você espera que sua arte influencie outros jovens com relação a música e a cultura, também no comportamento social. Como você vê sua mensagem ganhando essa responsabilidade?
MC Thiano: Ah, eu queria que os jovens se preocupassem mais com a vida e com tudo ao redor deles. Pois, como na letra da musica “Mãe”, eu tento alertar os jovens que o caminho errado nem sempre é certo. Vejo vários garotos novos na nossa cidade e em outras também, sem uma boa conduta. Eles não tem ninguém como espelho. Aí seguem o que aparece. E se o jovem tá com a mente vazia, aí é osso! Como se a mente do jovem fosse um cabelo descolorido ou platinado. Qualquer tinta colorida que cair ou bater ali, fica. Acaba tomando conta. Mas, tô fazendo de tudo pra vencer e mostrar para os jovens que podemos crescer e conquistar nossos sonhos sem fazer as coisas erradas ou ilícitas.

Rede Info News: Qual a influência artística que você tem? A arte da cultura negra tem parte nessa sua história?
MC Thiano: A minha família era da igreja. Minha avó sempre foi e morreu assim, graças a Deus. Sempre na fé. E guerreira. Minha irmã era da igreja, ondou uns anos fora, mas graças a Deus, ela voltou pra igreja há alguns anos. Então, sempre tive a influencia da música através da igreja, e mesmo sendo música evangélica, eu gostava de cantar nos cultos que minha vó fazia na casa dela. Minha mãe ouvia muita música. Era o dia inteiro. Acho que isso influenciou muito. Agora, a cultura negra, ou a minha raça negra, é muito importante na minha história. Infelizmente, tem pessoas, não só hoje em dia, que tem preconceito pela raça ou estilo. É chato, mas é a pura verdade.

Rede Info News: Por que você escolheu o funk/rap pra se expressar?!
MC Thiano: Eu acho praticamente, que eles, o funk e o rap, que realmente me escolheram…

Rede Info News: Qual a sua visão a respeito do por que as formas de expressão artística do negro, da favela, ainda são marginalizadas?
MC Thiano: A minha visão é que o negro vai sempre ser tratado assim. Infelizmente, mesmo que diminua o preconceito, isso ainda vai existir.

Rede Info News: O que é o preconceito pra você?!
Mc Thiano: Pra mim, preconceito é alguém te julgar sem saber de sua intenção, de sua verdade… É chato julgar um livro pela capa, sem antes ter conhecido e lido a história dele.

Rede Info News: Tem uma música sua que fala sobre seus sonhos… “Mãe” tem uma letra transparecendo um grito de “eu venci!”. Fala das preocupações de sua mãe. Enfim… Como você classifica, hoje, a preocupação dela quanto ao rumo que ela temia pra você e o destino que você chegou.
MC Thiano: É isso aí. A música “Mãe” é isso mesmo. Ela tinha o objetivo de mostrar pra mim, que queria sempre que desfrutasse do melhor. E é o que toda mãe quer. Sempre quer o melhor pro seu filho. Hoje sei que ela estaria feliz em ver o homem que me tornei. Tô com 32 anos e posso afirmar que nunca me droguei. Não tenho vícios. E procuro agir o mais corretamente possível.

Rede Info News: Qual o recado que você deixaria pra quem não abre portas iguais para todos que buscam realizar sonhos?!
MC Thiano: O recado que eu deixo é de que deem mais moral pra quem tá começando. Pois, pra alguém chegar lá em cima, depende muito de quem está próximo pra ajudar. E se Deus quiser, tudo continuando a dar certo, fluindo, um dia terei meu estúdio e vou abrir as portas pra produzir quem tenha o sonho igual ao meu, mesmo que eu não receba muita ajuda.

Rede Info News: Quem quiser conhecer mais do Mc Thiano. Redes sociais, perfis… Onde encontrar sua música?!
MC Thiano: Pra galera que curte minhas músicas e acompanha eu trabalho. Meus singles estão no Youtube – o perfil é MC Thiano Dias da Silva. No Facebook, só procurar por Cristiano Dias da Silva. E no Instagram é MC_Thiano_Du_Corts. No WhatsApp (024) 9 9316 9331.

Rede Info News: Uma mensagem pra quem acompanha seu trabalho e suas considerações…
MC Thiano: Pra quem acompanha a minha trajetória eu só tenho a agradecer de todo o coração. Pois, um dia eu irei retribuir ajudando o próximo. Agradeço a Papai do Céu, a você Fábio Brunno, o site Rede Info News e a todos que me ajudam de alguma forma. Um abraço do MC Thiano.

Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633.