São José: Servidores que ganham menos de um salário mínimo terão reajuste de adequação

Os servidores públicos municipais de São José do Vale do Rio Preto, ganharam um bom motivo para comemorar, após sancionamento da Lei nº 2.214, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira dia 02.

O que já era garantido por Lei Federal, agora terá por Lei Municipal, a adequação de todos os valores de vencimentos, que sejam menores a um salário mínimo nacional vigente.

Conforme a lei, o prefeito Gilberto Esteves sancionou a lei, que foi autorizada pelos vereadores, para conceder o reajuste para o exercício de 2020.

A aplicação será de 0,58% sobre a tabela de vencimentos já contando a partir de 1º de fevereiro. O Poder Executivo irá proceder com as adequações necessárias para aplicar o valor do salário mínimo nacional às referências cujo vencimento base estão com valores inferiores.

Segundo Gilberto, este reajuste de adequação é uma “justiça com o servidor”. A equiparação salarial é uma reivindicação antiga dos servidores, e finalmente foi atendida. Conforme explicação do prefeito, sempre que acontecer, haverá um arredondamento automático sem considerar as vantagens de tempo como os triênios e outros benefícios para os funcionários veteranos do funcionalismo.

O chefe do Executivo disse ainda que, os vencimentos manterão o mesmo formato e níveis. Que esse artigo da lei será utilizado para corrigir injustiças, como usar o triênio para complementar e chegar ao valor de um salário mínimo. Gilberto disse ainda que, hoje, os níveis 1, 2 e 3 da referência 1, estão abaixo de R$ 1.045 reais. Com a Lei, todos os vencimentos dessa referência inicial, irão para o valor mínimo que é o do salário mínimo em vigência.

Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633.