Coronavírus: Fiocruz começa a distribuir kits para diagnóstico

A Fundação Oswaldo Cruz começou nesta quarta-feira, a distribuição de kits para o diagnóstico laboratorial do novo coronavírus no Rio de Janeiro.

O material será entregue em laboratórios centrais do estado, que passarão por uma capacitação. A expectativa é que todos estejam preparados para realizar os testes dentro de 20 dias.

Atualmente, apenas laboratórios de três estados – São Paulo, Pará e Goiás – realizam o diagnóstico, além da própria Fiocruz.

Os kits foram desenvolvidos no Brasil pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná. Já a capacitação será conduzida pelo Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz.

A produção dos kits foi iniciada esta semana, diante da identificação dos primeiros casos da doença no Brasil e já antecipando uma possível disseminação do coronavírus em território nacional.

A Fiocruz tem capacidade de produzir de 25 mil a 30 mil testes por semana, e o ritmo deve atender à demanda estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Além de testes para o coronavírus, a Fiocruz vai entregar aos laboratórios kits para identificar os vírus influenza A e B, o que contribui para o diagnóstico diferencial, quando a confirmação de um vírus descarta a suspeita de outro.

Fonte: Agência Nacional

Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633.