São José: Risco de queda de postes de madeira preocupa moradores de Barrinha, Glória e Tubatão

Os moradores de alguns bairros de São José do Vale do Rio Preto estão aguardando há semanas, e em alguns casos há anos, a troca de postes de energia de madeira poste de concreto. Esses postes de madeira estão danificados, ou caindo ou totalmente podres.

Os bairros com registro desse tipo de situação, até o momento, são Barrinha, Morro da Glória e Tubatão.

A responsabilidade em efetuar a troca desses postes danificados é da Concessionária de Energia Elétrica que presta serviço em São José, a Enel, antiga Ampla.

Os moradores, especialmente da Travessa José Duarte de Figueiredo, no bairro de Barrinha, que entraram em contato com nossa redação, estão preocupados com a situação. Pois, existe o risco iminente não só de cair como de um curto no local, que poderá vitimar até crianças que brincam próximo do poste.

Uma moradora conta que, já são mais de 2 anos esperando alguma autoridade para resolver o problema. Ela cita ainda que quando chove ou venta forte, que o poste chega a sair faísca nas fiações. Sem contar que a qualquer momento ele pode cair, pois a sua estrutura está corroída, totalmente podre.

A moradora relata ainda que, é um grande perigo, pois tem crianças de 3 a 5 anos que brincam no quintal, próximo do poste e também que passam pelo trecho, que é caminho da escola. E o perigo se torna maior ainda por não saber para qual lado o poste pode cair, atingindo também as casas próximas. Sem contar a situação da condição da estrada, pois buracos é o que não faltam na travessa.

Segundo a moradora, os motoristas aceleram para subir a travessa e tentam desviar dos buracos, onde muita das vezes, quando tem pedestres no local, falta pouco atropelar quem está passando.

Em contato com o vereador Francisco Bulhões, presidente do Legislativo Municipal, que é morador na Travessa José Duarte de Figueiredo, fomos informados que já foram feitas várias solicitações ao prefeito Gilberto Esteves, para que uma operação tapa buracos, além de muros de contenção fossem feitos no local, mas que ainda os pedidos não foram atendidos.

Entramos em contato também com o Secretário de Obras Públicas, Urbanização e Transporte, Rogério Caputo, que nos informou estar aguardando que o período de chuvas cesse. Uma vez dando trégua, o cronograma de tapa buracos irá seguir firme, para atender esses logradouros.

Sobre a questão do poste podre, entramos em contato com o Secretário de Defesa Civil e Ordem Pública, Rômulo Bulhões, que disse que estaria passando a informação para a Enel, mostrando que realmente o poste demonstra ser um risco iminente para os moradores. Pedindo a concessionária urgência no atendimento para solucionar a situação no local.

As demais imagens que mostram o problema de postes podres ou em risco de cair, como nos bairros de Tubatão e Morro da Glória, também enviamos para a ciência da Defesa Civil Municipal, que é a responsável por comunicar à Enel sobre os locais que precisam ser atendidos.

No bairro da Glória, pela imagem, já é possível ver que o poste também está em risco, pois está cedendo e pode desabar a qualquer instante.

Já no bairro do Tubatão, o poste que está caindo, está sendo segurado apenas por um fio do padrão de um relógio, conforme uma moradora relata; podendo cair a qualquer momento.

Procuramos a assessoria da Enel, para saber sobre a previsão de quando a troca dos postes seriam feitas. Mas, até a publicação desta nota não havíamos recebido o retorno da concessionária.

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.