Petrópolis: Prefeitura antecipa férias escolares e adianta parte do 13º a aposentados

O prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, anunciou nesta sexta-feira (13), durante coletiva de imprensa, a antecipação das férias escolares na rede municipal de Educação a partir da próxima terça-feira (17). O recesso terá duração de 15 dias. Essa foi uma das diversas medidas anunciadas pela prefeitura para evitar a aglomeração de pessoas e a propagação do novo coronavírus.

“Petrópolis está se antecipando a um problema que está batendo à nossa porta”, disse o prefeito, durante a coletiva de imprensa. Segundo o prefeito, o plano de contingência criado pelo município poderá ser alterado caso haja necessidade.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Heck, a estimativa é de que 80% de pessoas com os sintomas do coronavírus terão como como orientação o isolamento domiciliar.

Grandes eventos
Os grandes eventos que seriam realizados a partir desta sexta-feira foram cancelados ou adiados. Entre os principais estão as comemorações do
aniversário de 177 anos de Petrópolis, incluindo a solenidade da Câmara Municipal, que seria realizada nesta sexta-feira no Quitandinha; a feira Deguste; o Sommer Festival e o evento em comemoração aos 30 anos de fundação da Comunidade Jesus Menino, em Itaipava.

Aposentados
Bernardo Rossi anunciou também que irá atecipar o pagamento de 25% do décimo terceiro salário de aposentados, público mais vulnerável à doença causada pelo coronavírus.

Idosos
A Secretaria de Saúde recomenda que os idosos, caso apresentem os sintomas, devem procurar primeiro um posto de saúde da rede de atenção básica, onde os profissionais, após avaliação, poderão encaminhar ou não para o ponto de apoio.

Restaurante Popular
O restaurante popular passará a distribuir quentinhas, em vez de fornecer as refeições no local, a fim de evitar a aglomeração de pessoas.

Transporte público
Para conter uma possível difusão do vírus, a prefeitura vai reforçar a higienização dos ônibus e dos terminais.

Inaugurações
A prefeitura manterá todos os eventos de inauguração previstos, porém sem a presença de público. Segundo o prefeito, a transmissão dos eventos será pela internet. Destaque para a inauguração do conjunto habitacional do Vizcenzo Rivetti, agendada para a segunda-feira, que não terá festa ou
evento, apenas a participação de poucas pessoas.

Unidades específicas de atendimento
A Prefeitura vai montar unidades de atendimento exclusivas para pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus, ou que venham a ter a confirmação do vírus.

Leitos de retaguarda
O município também prepara um sistema de retaguarda para garantir leitos de isolamento em caso de necessidade.

Casos em Petrópolis
Até o momento foram notificados dez casos suspeitos de coronavírus em Petrópolis. Desses, quatro foram descartados. O prefeito frisou que até o momento não há nenhum caso confirmado do vírus na cidade.

Dúvidas
Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com o SAMU, pelo telefone 192.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.