São José: Prefeitura manterá normalidade das aulas; uma análise será feita semanalmente

Após prefeituras do Rio de Janeiro e Petrópolis divulgarem que estarão antecipando as férias escolares já a partir da próxima segunda-feira dia 16, por conta do novo coronavírus, em São José do Vale do Rio Preto, as aulas seguirão normalmente seu cronograma.

Em contato com a Secretária de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Rafaela Teixeira, ela nos informou que por conta do município não ter nenhum caso registrado de suspeita ou confirmado, as aulas serão mantidas normalmente.

Rafaela destacou que é necessário ter cautela, “mas, vamos viver uma semana por vez”. De acordo com a Secretária de Educação, semana que vem é uma semana curta por conta do feriado, então vai se manter as aulas também métodos de prevenção e cuidado durante a estadia dos alunos nas unidades escolares.

No caso, toda semana será feita uma análise para decidir se haverá necessidade de antecipação ou não das férias para os alunos da rede municipal de ensino.

Orientações passadas aos gestores das escolas
Conforme passado para os gestores de cada escola, a orientação é de que os alunos devam fazer filas no pátio externo com distância de um braço do colega da frente e do lado. Será evitado também, deixá-los esperando nas filas e orientá-los sobre os riscos dessa e de outras doenças que o contagio seja feito pela proximidade ou contato.

Também como forma de prevenção, os alunos deverão lavar as mãos e evitar contato direto. Será cortado deixar as xícaras no bebedouro para que o compartilhamento sem higienização não aconteça. E em caso de resfriado ou gripe, o aluno deverá ficar em casa.

Rafaela destaca que toda e qualquer sugestão para manter a saúde e segurança dos alunos e da equipe serão bem-vindas.

Atualização às 17h55: Em novo contato com a Secretária de Educação, Rafaela Teixeira, após o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, ter decretado antecipação de férias para todas as escolas públicas e privadas do estado, a gestora municipal afirmou que mantém-se a normalidade das aulas em São José, ainda que por hora. Uma vez que não existe motivos para mudar a rotina escolar no município. Principalmente, em se tratando de que não tem casos suspeitos ou confirmados na cidade.

Rafaela destacou, porém, que poderá, caso haja necessidade, a qualquer momento, até mesmo durante o final de semana, seguir pela orientação do estado.

Após contato com a diretora da escola particular Cenec, Adriana Mattos, a mesma confirmou que seguirá as orientações do Governo do Estado, antecipando as férias pelo prazo inicial de 15 dias, a partir de segunda-feira dia 16.

O Colégio Estadual Coronel João Limongi também vai seguir a orientação do Estado, antecipando as férias do meio de ano para o período de 16, próxima segunda-feira, até o dia 29 de março. Conforme nos confirmou o diretor-adjunto da unidade escolar, Alex Simões.

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.