Limpa Rio: Programa deverá beneficiar quase dois milhões de pessoas; Teresópolis e Petrópolis estão no cronograma

Retomado pelo Governo do Estado em outubro de 2019, o Programa Limpa Rio, iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, avança pelo território fluminense. Até o fim deste ano, a iniciativa contemplará 38 rios e canais de 25 cidades fluminenses, beneficiando mais de dois milhões de pessoas. No momento, a iniciativa beneficia os municípios de Guapimirim, Queimados, Itaguaí, Magé, Nilópolis, Mesquita, Seropédica, Teresópolis, Petrópolis, Campos dos Goytacazes e Araruama.

O presidente do Inea, Carlos Henrique Vaz, explicou que essas intervenções têm o objetivo de restaurar o fluxo normal dos rios para mitigar enchentes e alagamentos, que deterioram a qualidade de vida e causam prejuízos materiais à população.

Os cursos d’água são dinâmicos, e o crescimento de vegetação aquática e o assoreamento, que ocorrem ao longo do tempo, precisam ser reparados. Contudo, é sempre bom lembrar que os grandes agravantes das condições desses cursos hídricos são o despejo irregular de esgoto e o lixo – destacou o presidente.

O Programa Limpa Rio prevê a retirada de 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos em um trecho de 102 km de rios e canais. Os investimentos são de R$ 46 milhões, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Fonte: Governo do Estado

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.