São José: Prefeito fala sobre as condições do município em lidar com o coronavírus

Com as várias medidas adotadas pelo Governo do Estado contra a proliferação do coronavírus no Rio de Janeiro, várias prefeituras já estão seguindo à risca as orientações feitas pela Secretaria Estadual de Saúde. Dentre essas medidas estão a antecipação das férias escolares do meio do ano, para este mês de março, suspendendo as aulas em todas as redes de ensino. Além do cancelamento de eventos ou qualquer programação com aglomeração de pessoas.

Em São José, a postura de manter a normalidade das aulas na rede municipal de ensino foi revista no último sábado dia 14, após forte apelo popular. A medida suspende as aulas, inicialmente, somente nesta semana, entre os dias 16 e 18, já que dias 19 e 20 são feriado e ponto facultativo, respectivamente, no município. Para semana que vem, a decisão sobre manter a suspensão das aulas deverá ser divulgada pela prefeitura, até o final de semana, em seu site e nas redes sociais.

Nesta domingo dia 17, o prefeito Gilberto Esteves usou das redes sociais para comentar sobre o assunto que vem gerando preocupação nos riopretanos, por conta do grande poder de contaminação do coronavírus. Apesar de São José não ter nenhum caso suspeito ou confirmado até o momento.

Respondendo ao que muitos estavam indagando, Gilberto disse que a prefeitura e a secretaria municipal de saúde estão fazendo exatamente o mesmo que o mundo inteiro está fazendo.

O prefeito afirmou que o governo municipal está agindo rigorosamente dentro das orientações. O chefe do Poder Executivo afirmou que os seis testes que cada município tem direito, já está disponível na Secretaria Municipal de Saúde. E que o HMST – Hospital Maternidade Santa Theresinha tem o leito de isolamento sugerido.

Gilberto afirmou que as medidas que estão sendo adotadas no mundo, são as mesmas regras para São José. O prefeito pontuou que “não existe remédio, não tem vacina, não tem tratamento. Só tem prevenção!”. Acrescentando que, “já que não tem, que tenhamos calma, tranquilidade e fé, obedecendo, é claro, as instruções dos profissionais de saúde”.

Além disso, o prefeito pontuou que as escolas estão fechadas, mantendo as aulas suspensas e todos os eventos cancelados.

Gilberto destacou nas respostas dadas aos internautas que, “talvez não seja prudente afirmar que São José não tem a menor estrutura, e sim, o mundo não tem a estrutura necessária”, se referindo nas condições para lidar com o novo coronavírus

O prefeito ainda lembrou as medidas de prevenção contra o vírus. Citando que a população deve proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos; evitar aglomeração; lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir; e utilizar álcool em gel nas mãos.

Nesta segunda-feira dia 16, Gilberto Esteves e a secretária de saúde do município, Rafaella Rampini, estarão participando do Programa “Ativa em Destaque” da rádio Ativa FM, falando mais sobre as medidas de prevenção e vários outros temas relacionados à saúde municipal.

Quem tiver alguma dúvida sobre o novo coronavírus, e quiser saber mais informações oficiais, acesse o site do Ministério da Saúde – www.saude.rj.gov.br.

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.