São José: Boatos desnecessários sobre suspeitas do coronavírus na cidade; todos desmentidos

Em São José do Vale do Rio Preto, assim como em qualquer outro lugar, existe quem faça uso de boatos em momentos de alertas ou até mesmo fora de situações como a que estamos vivenciando no mundo, mais especificamente no Brasil, e no Estado do Rio de Janeiro. Divulgação de forma irresponsável usando de boatos sobre casos suspeitos do coronavírus, sem confirmar a procedência ou se as autoridades já falaram a respeito, tem sido um apontador de grande irresponsabilidade de uma pequena parte da população.

Poucas pessoas se atentam em buscar primeiro confirmar tal fato, antes de sair compartilhando as informações recebidas em grupos de whatsapp ou nas redes sociais, por exemplo.

Devemos verificar se estão conforme divulgado nos canais oficiais do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde ou Secretaria Municipal de Saúde, e jamais sair compartilhando textos, áudios ou vídeos avulsos sem identificação do autor ou do local de procedência da informação.

Em caso de dúvidas, as pessoas não devem compartilhar; e evitar neste momento, não só a proliferação do coronavírus, usando das medidas orientadas pelas autoridades públicas, mas também evitando a proliferação de notícias falsas.

Até esta quarta-feira dia 18, nenhum caso foi registrado em São José do Vale do Rio Preto, diferentemente do que vários áudios compartilhados afirmavam erroneamente. Quem nos confirmou a ausência de casos registrados no município, foi o diretor do HMST – Hospital Maternidade Santa Theresinha, Alan Cordeiro.

Segundo o gestor da unidade hospitalar, nenhum caso de suspeita foi registrado até o início da tarde desta quarta. Onde ninguém com uma síndrome gripal ou possível caso de coronavírus esteve fazendo uso do teste no hospital de São José.

Sobre a notícia que vários áudios propagaram apontando que casos com os sintomas do coronavírus em São José estavam sendo registrados, a informação é totalmente mentirosa.

Segundo informado, após compartilhamento dessas informações por pessoas irresponsáveis, o suposto paciente, que trabalha em uma empresa de São José, é morador da cidade de Areal, esteve indo até uma unidade hospitalar de Três Rios, com uma forte gripe. Chegando no local, diante da situação, foi feito o teste do covid-19, tendo dado, inicialmente, negativo para coronavírus. Confirmando se tratar apenas de uma gripe comum.

Outros boatos de suspeitas que também surgiram na cidade, citando os bairros de Barrinha e Águas Claras, estão totalmente descartados. Segundo apontado por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas estão sendo acompanhadas, e que havendo o registro de alguma suspeita ou confirmação, que as autoridades irão informar.

Segundo destacado, o procedimento é o mesmo em qualquer lugar. Assim que se apresenta um caso, é feita uma notificação; e a partir disso, se gera o dado oficial. Em São José, até esta quarta-feira dia 18, não tem casos registrados e/ou confirmados com suspeitas do coronavírus.

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.