São José: Prefeito faz pronunciamento e fala sobre as medidas de enfrentamento contra o coronavírus, veja o vídeo

O prefeito de São José do Vale do Rio Preto, usou da Fanpage da Prefeitura no facebook, e fez um pronunciamento à respeito das ações que vem sendo adotadas no município para enfrentamento contra o coronavírus.

Gilberto disse que está sendo equipado o HMST – Hospital Maternidade Santa Theresinha, para os dias vindouros. Aparelhando com equipamentos, e também fazendo treinamentos das equipes de saúde. Mas, que todas essas medidas não terão êxito se a população não colaborar.

O apelo é para que as pessoas façam o recolhimento social. Se tratando do melhor remédio para conter o vírus. O chefe do Executivo disse que, entende que nem todos poderão fazer o isolamento social, como pessoas que trabalham no comércio de serviços essenciais, nos hospitais, postos e saúde, postos de gasolina, transporte coletivo.

Gilberto falou a respeito do último decreto publicado no Diário Oficial, que restringe a abertura do comércio por sete dias a partir desta segunda-feira dia 23, onde caso seja necessário, poderá ser prorrogado por igual período. O prefeito disse que as decisões e medidas de enfrentamento ao coronavírus estão sendo tomadas dentro das proporções, do tempo e das necessidades locais. Segundo Gilberto, a intenção não é copiar ninguém.

O prefeito destacou que essa semana será crucial para o Brasil, para que seja evitada a proliferação do vírus.

Sobre o fechamento das divisas da cidade de São José, Gilberto disse que não é considerado ainda, no aspecto do município, que seja necessário. Citando que a cidade tem um trabalho essencial com alimentação, seja na avicultura ou agricultura. Fatores que são levados em consideração.

O prefeito disse que não se tem ainda a segurança do tempo que a crise irá perdurar. E que os produtores precisam trabalhar para fornecer esses produtos que são cultivados, até para que não falte nos mercados e na mesa da população.

Gilberto afirmou que é necessário ter disciplina no uso, na produção e na entrega dos alimentos. Não podendo deixar os frangos, por exemplo, morrerem nas granjas. O que causaria uma outra doença local, uma vez que isso representaria um prejuízo de mais de um milhão de cabeça de frango por mês.

Segundo o chefe do Executivo Municipal, estão sendo tomadas medidas sanitárias e administrativas, citando a questão do funcionamento dos espaços da municipalidade, onde foram adotadas situações de restrição para os servidores que trabalham em salas, o intercalonamento de pessoas. Destacando ainda que, particularmente, tem usados de suas mídias sociais para divulgar orientações e medidas a serem adotadas.

O prefeito disse que essa semana ainda será possível verificar um grande número de pessoas nos comércios. E o pagamento dos mais de mil servidores foi escalonado, para que a partir desta terça-feira dia 24, seja feito por setores. Ou seja, nesta terça será feito o pagamento para os servidores da saúde; na quarta dia 25, para os servidores da educação; e na quinta dia 26, para os demais servidores do município. Pelo calendário oficial, o pagamento de todos seria feito somente na quinta-feira, mas foi feita essa antecipação, para tentar diminuir o fluxo na rede bancária.

Gilberto destacou que, como o poder público já disse, não há condições de atender a todos que irão precisar de atendimento no sistema de saúde. Por isso, a importância do isolamento social, para diminuir o número de pessoas contaminadas. E aqueles que precisam estar de quarentena, que levem a sério e fiquem isolados pelo período indicado.

O chefe do Executivo disse que o HMST tem cinco respiradores, e que estão sendo feitas tentativas de comprar mais. Porém, todos os 5.700 municípios também estão tentando adquirir. O que implica em todos conseguirem êxito em conseguir comprar esses equipamentos ao mesmo tempo.

Confira o vídeo do pronunciamento:

O prefeito divulgou ainda que, às 16h desta segunda-feira dia 23, será feita uma live no facebook, para tentar responder todos os questionamentos da população.

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.