O prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Gilberto Esteves, disse nesta quinta-feira dia 26, que o Decreto que trata sobre o fechamento do comércio na cidade, segue mantido até o próximo domingo dia 29, podendo não ser mantida sua manutenção, porém, somente até na segunda-feira que uma decisão deverá ser tomada. Onde caso a prefeitura edite um novo decreto, continuará mantida a medida de fechamento do comércio. E caso a municipalidade decida por não editar, o comércio voltará à sua normalidade, liberando todos os estabelecimentos que seguiam fechados por não estarem enquadrados como essenciais.
Atualmente, seguem proibido de abrir, os seguintes setores:
- Shoppings;
- Galeria de lojas;
- Bares;
- Restaurantes;
- Lanchonetes;
- Salões de cabeleireiro;
- Barbearias;
- Manicures;
- Academias de ginástica; e
- Respectivos congêneres para todos esses setores do varejo.
Os únicos estabelecimentos que podem ficar abertos durante a validade do decreto municipal, são os setores de produtos essenciais, como:
- Mercados;
- Mercearias;
- Açougues;
- Peixarias;
- Padaria;
- Farmácias;
- Lojas de produtos hospitalares;
- Lojas de ração e produtos veterinários;
- Clínicas veterinárias;
- Postos de combustíveis;
- Distribuidoras de água e gás de cozinha;
- Oficinas mecânicas;
- Borracharias;
- Serviços de saúde, como clínicas ou laboratórios; e
- Casa lotérica.
O prefeito também citou que, com o novo posicionamento do Governo Estadual, de incluir no Decreto Estadual o setor aviário, as lojas que vendem frango assado, inteiro ou em pedaços, já poderão reabrir. Segundo Gilberto, é uma notícia importante para os avicultores, produtores de frango e empresários que sobrevivem desse seguimento, que é o caso da maioria na região. A economia local vai poder receber um fôlego a mais com essa nova medida do Estado.
Imagem: Patrícia Pedrosa
Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.