São José: Secretária de Educação comunica medidas para aulas online; entenda como vai funcionar

A suspensão de aulas para conter o avanço do novo coronavírus levou os governos Estadual e Municipal a se adaptarem e encontrarem formas de manter a aprendizagem dos alunos em tempos de pandemia.

Diante da situação existente, assim como várias outras cidades, em São José do Vale do Rio Preto, também será adotado o esquema de aulas não presenciais, ou seja, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, estará disponibilizando exercícios para os alunos da rede municipal de ensino de forma online.

A implantação dessa modalidade de aula foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação. E é válida para todas as instituições de ensino; sejam elas pública, privada ou comunitária. Segundo a secretária Rafaela Teixeira, para a rede pública, já a partir desta segunda-feira dia 13, estarão sendo disponibilizadas as apostilas para os alunos, através do site da prefeitura municipal de São José. E para os alunos das redes privada e pública, caberá à direção dessas unidades, organizar seus materiais pedagógicos digital.

Caberá aos pais e responsáveis pelos alunos, ajudarem as crianças quanto a visualização das matérias. Os professores estarão disponíveis em um plano de horário diário, de segunda a sexta-feira, com média de 06 horas por semana, para dar assistência online a esses alunos que tiverem dúvidas ou precisarem de ajuda quanto a matéria que estiverem estudando. Os horários ainda serão divulgados no site da prefeitura.

Para os alunos que não têm acesso à internet, a prefeitura estará disponibilizando o material impresso. Está sendo feito um levantamento pela direção das unidades escolares, para identificar quais alunos precisarão receber esse material de forma física. A distribuição será feita pelos motoristas da Secretaria de Educação, que irão na rota escolar, para ir entregando o material.

Para os alunos a partir do 4º ano, que têm acesso à internet, os mesmos deverão fazer os exercícios nos seus cadernos escolares e não na apostila impressa.

Os telefones de cada diretor das unidades escolares, estarão sendo disponibilizados através do site da prefeitura e de grupos de whatsapps, criados pelos diretores, para que os pais e responsáveis possam esclarecer suas dúvidas.

A resolução da nova modalidade de ensino, que foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, foi lançada juntamente com o novo calendário escolar da rede pública de ensino de São José.

Confira o novo calendário escolar 2020:

O material a ser utilizado pelos alunos riopretanos da rede pública, foi recebido através de uma parceria com a prefeitura municipal do Rio de Janeiro, que disponibilizou todo o material a ser aplicado e que foi atualizado pelas orientadoras pedagógicas do município para a realidade local.

Rafaela agradeceu a todos os funcionários envolvidos nesse empenho do desenvolvimento escolar dos alunos, especialmente ao professores que irão se dedicar nesse período de recolhimento social. Rafaela destacou que nesse momento, a participação dos familiares será muito importante. E que não deve ser esquecido pela população, que o atual período não de férias, e sim de isolamento social.

Confira o vídeo na íntegra:

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.