São José: Vereadores apresentam “Pacote Covid-19” – Barreira Sanitária, Cartão Alimentação para Alunos e Critérios de Higienização; confira

No último dia 30 de março, o vereador Fábio Guerra, já havia protocolado requerimento na Câmara Municipal de São José do Vale do Rio Preto, encaminhando à Secretaria Municipal de Saúde, que o setor venha promover ações urgentes na enfrentamento ao covid-19.

Dentre os pedidos apresentados pelo vereador Fábio Guerra, estão:

  • Contratação de mais médicos;
  • Criação de um disque denúncia com relação ao coronavírus;
  • Funcionamento dos Postos de Saúde aos finais de semana;
  • Montagem de um setor de triagem, tipo Hospital de Campana, nas dependências do Ginásio Municipal Mário de Araújo Chaves, em Águas Claras;
  • Higienização constante das ruas do município;
  • Colocação de pias lavatórias em locais de mais acessos de pessoas, como terminal rodoviário, pontos de táxis e postos de saúde.

Fábio Guerra também fez um outro pedido no dia 13 de abril. Desta vez, para que o prefeito Gilberto Esteves, promova a implantação de barreiras sanitárias nas principais vias de acesso do município, a fim de preservar a saúde dos riopretanos, já que o município não apresenta até o momento, nenhum caso oficialmente confirmado do covid-19.

O vereador também solicitou no mesmo dia, que a prefeitura promova a utilização da Clínica da Família no bairro de Águas Claras, como Centro de Triagem e Hospital de Campana. Segundo o vereador, o local, apesar de inacabado, oferece os compartimentos necessários para a realização dos procedimentos aos pacientes com suspeita do covid-19.

O vereador Lucas Rabello, também protocolou requerimentos no mesmo sentido. Os pedidos foram apresentados em forma de PL – Projeto de Lei, no último dia 16 de abril. Ao todo são 03 projetos de autoria do próprio parlamentar, com co-autoria de mais cinco vereadores – Renilda Gonçalves, Marcelo Neves, Fábio Guerra, Cláudio Ramos e Adriano Martins.

Os projetos apresentados e que foram aprovados pelo Legislativo Municipal, se referem aos seguintes requerimentos:

  • Criação de Barreira Sanitária nas Divisas Municipais;
  • Distribuição ou criação de cartão alimentação para alunos da Rede Municipal de Ensino;
  • Critérios de Higienização e atuação do Comércio Municipal no enfrentamento ao Covid-19.

A aprovação aconteceu na sessão legislativa da última quinta-feira dia 16, em regime de urgência, através de requerimento especial. As leis seguem agora para sanção do prefeito Gilberto Esteves.

A justificativa do parlamentar é de que, a distribuição de merenda escolar para os alunos da rede pública municipal de ensino, deva ser feita durante o período em que as aulas presenciais permanecerem suspensas. Bem como na questão da barreira sanitária, que deverá disciplinar o tráfego de pessoas e veículos ao município, garantindo políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e outros agravos relacionados ao covid-19. Além de medias de prevenção, relacionadas ao comércio local, que durante a pandemia, estarão disponibilizando prestação de serviços ou estabelecimentos abertos, devendo adotar medidas eficazes no enfrentamento do coronavírus.

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.