São José: Primeiro caso de coronavírus confirmado na cidade

Na noite desta sexta-feira dia 24, o prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Gilberto Esteves, já havia confirmado a informação, extraoficialmente, que um caso de suspeita havia dado positivo para o covid-19 no município.

Por conta de evitar que a informação fosse divulgada antes da oficialização da prefeitura municipal, até para conter distorções, como costumam acontecer, preferimos esperar até a manhã deste sábado, após a publicação oficial do Boletim Epidemiológico.

Segundo apurado, o caso se refere a uma mulher, que fez um dos testes rápidos no HMST – Hospital Maternidade Santa Theresinha e que segue em repouso e recolhimento domiciliar.

Conforme explicação de um médico do HMST, “pode ser que haja mais casos no município com subnotificação”. Uma vez que o teste rápido teria mais eficiência se for realizado até os primeiros 7 dias de sintomas no paciente. Ainda de acordo com a explicação médica, “se não foi recomendado o isolamento no primeiro dia de sintomas, poderá ser que a pessoa tenha contaminado muitas outras durante esse período”, aponta o médico Dr. Anacleto Júnior.

No informativo divulgado pelo prefeito, ele confirma a informação do primeiro caso positivo de coronavírus em São José.

Segundo o chefe do Executivo, ao todo são 11 casos notificados. Dentre eles, 06 já deram negativos, 04 estão aguardando a divulgação do resultado do teste, e 01 está confirmado.

Diante do Decreto Estadual, que liberou a abertura do comércio nos municípios que não tinham casos confirmados do vírus, o prefeito deve nas próximas horas editar um novo decreto, fechando totalmente o comércio, como prevê um dos parágrafos da publicação estadual.

No vídeo divulgado na manhã deste sábado, o chefe do Executivo Municipal não chegou a falar sobre a questão do comércio local, nem a respeito de quando a edição do novo decreto passará a valer.

Provavelmente, a partir desse novo panorama em São José, além do fechamento total do comércio, uma barreira sanitária deverá ser instalada nas divisas do município.

Gilberto disse nesta sexta-feira dia 24, em entrevista, que 18 servidores estão passando por um treinamento para estarem sendo direcionados a trabalharem nos plantões de 12 por 36 horas, no que se planeja, pela municipalidade, instalar essas barreiras nas divisas de São José, ou seja, nos bairros de Rio Bonito e Poço Fundo.

Veja o vídeo divulgado neste sábado:

Matéria atualizada para conclusão de informações

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!