São José: Prefeito atualiza números da covid-19; dos 10 casos positivos, 03 estão curados

O prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Gilberto Esteves, divulgou neste domingo dia 10, mais um infograma, juntamente com um vídeo, atualizando os dados da covid-19 no município.

Segundo o informado pelo chefe do Executivo, os números se mantiveram os mesmos apresentados no último relatório divulgado neste sábado. Porém, a novidade do boletim, é referente ao detalhamento dos casos notificados como positivos. Conforme explicado, São José tem 31 casos notificados. Dentre esses, 12 seguem aguardando pelo resultado dos testes, 09 já deram negativos, e 10 foram confirmados como positivos.

Dos casos positivos, 03 estão curados, 06 estão em isolamento e 01 segue internado fora do município.

Sobre a questão das pessoas que estão fazendo os testes rápidos em laboratórios particulares, e por ventura derem positivos, a grande dúvida das população é se a Secretaria Municipal de Saúde recebe alguma notificação a respeito. Principalmente, diante dos vários comentários apontando que algumas pessoas confirmaram positivo através desses exames particulares. Diante dessa indagação, o prefeito respondeu em seu perfil na internet, que “as clínicas foram notificadas a informarem ao setor municipal público de epidemiologia de eventuais testes positivos”.

Na unidade hospitalar do município, HMST – Hospital Maternidade Santa Theresinha, vários servidores estão de atestado médico, seguindo de RDM – Recolhimento Domiciliar Monitorado.

Confira o vídeo:

Situação no Estado do Rio
Segundo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, os números contabilizados, oficialmente, até a manhã deste domingo, somam apenas 03 casos positivos em São José.

A motivação da demora nessa atualização ainda é desconhecida. O que se sabe, é que, em cada estado, cabe à secretaria de saúde local coletar as notificações dos casos informados por hospitais, públicos e privados, e pelas secretarias municipais e reportar esse conjunto de informações para o boletim nacional, que é atualizado ao longo do dia, em diferentes horários. A partir da compilação desses dados, suspeitos e confirmados, o Ministério da Saúde consolida o boletim nacional.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que registrou, até este sábado dia 09, um total de 16.929 casos confirmados e 1.653 óbitos por coronavírus no estado. Há ainda 831 óbitos em investigação e 169 foram descartados. Até o momento, entre os casos confirmados, 10.732 pacientes se recuperaram da doença.

Medidas de prevenção

  • Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
  • Utilizar álcool em gel nas mãos;
  • Evitar tocar o rosto.

Dúvidas

Para mais informações, ligue gratuitamente para o número 160 ou acesse www.saude.rj.gov.br e www.coronavirus.rj.gov.br.

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!