Prefeitura do Rio: Medidas de isolamento reduzem velocidade de contágio, aponta Crivella

As medidas de isolamento estão tendo resultados positivos na cidade do Rio de Janeiro, de acordo com o prefeito, Marcelo Crivella. Dados apresentados pela prefeitura mostram que curva que mede a velocidade de aceleração de contágio do novo coronavírus (covid-19) está praticamente estagnada desde o dia 26 de abril. Antes disso, no fim de março, a velocidade de aceleração de contágio chegou a ser 7 vezes maior.

“As medidas estão dando certo. A gente só precisa fazer mais o mesmo, prolongar as nossas medidas, respeitar as medidas, para que a gente volte às atividades”, diz, Crivella. No Rio de Janeiro, as medidas de isolamento social incluem o fechamento de cinemas e teatros, a suspensão das aulas e o bloqueio em determinados bairros, para evitar aglomeração.

“As medidas que foram tomadas nos últimos dias já mostram na curva que mede a velocidade da aceleração da contaminação uma queda e uma tendência de queda”, ressalta, Crivella.

De acordo com os dados divulgados pela prefeitura, a velocidade de contágio que chegou a 0,3 na cidade, agora está em 0,04. Segundo Crivella, quando essa velocidade chegar a 0,01 ou for zerada será possível retomar as atividades. A velocidade de contágio mede quantas pessoas uma pessoa infectada pelo vírus contamina outras. Sem medidas de isolamento, essa pessoa transmite o vírus a mais pessoas, acelerando o contágio. Ficando mais tempo em casa e tomando os devidos cuidados de higiene, essa velocidade é reduzida e menos pessoas são contaminadas.

Crivella enfatizou, no entanto, que a queda agora é mais difícil e chegou a comparar o processo com um regime. “Perder os primeiros 20kg é fácil, mas para os últimos 10kg, a luta é grande”, diz. Por isso, as medidas de isolamento social são ainda fundamentais, de acordo com ele.

Fonte: Agência Brasil

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!