Petrópolis: Fiscalização da Prefeitura inutiliza 31 kg de carne em açougue do Centro Histórico

No fim da tarde desta quarta-feira dia 03, as equipes de fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Petrópolis, inutilizaram 31kg de carnes manipuladas de forma irregular por um açougue, localizado na Praça Marechal Carmona, no Centro Histórico. Os fiscais identificaram a irregularidade durante ação de verificação da flexibilização do retorno do funcionamento gradativo do comércio.

As equipes de fiscalização identificaram a carne fracionada em bifes à milanesa e também temperadas, o que é proibido pela legislação sanitária, através de resolução da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que estabelece boas práticas nos serviços de alimentação, determinam que carnes só podem ser manipuladas por indústrias, onde é feito controle para evitar a possibilidade de contaminação bacteriana dos produtos alimentícios, o que não é possível garantir em lojas.

O fracionamento – ou seja, corte, moagem ou maceração – só pode ser realizado após o pedido feito pelos clientes e na frente deles, nunca previamente. A manipulação desses produtos sem controle sanitário tem alto risco de contaminação bacteriana, o que pode gerar toxinas resistentes ao cozimento e causar doenças em quem consome os alimentos. Por isso, todos foram inutilizados.

Fonte: Diário de Petrópolis

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!