Nova Friburgo: Cidade ganha centro de pesquisa e inovação de EPIs

Nova Friburgo vai entrar no roteiro de iniciativas voltadas para o combate ao novo coronavírus. Famosa por produzir 25% de toda a produção nacional de moda íntima, a cidade vai ganhar um Centro de Pesquisa , Desenvolvimento e Inovação voltado à indústria têxtil, para a produção de EPIs, Equipamento de Proteção Individual, utilizados por equipes de Saúde,que atuam no enfrentamento à pandemia.

O Centro de Pesquisa é uma parceria entre o Instituto de Saúde Nova Friburgo, da Universidade Federal Fluminense, e o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, ligado à Universidade do Estado, a Uerj. O projeto é um dos contemplados pelo edital Ação Emergencial para Combater os Efeitos da Covid-19, promovido pelo governo fluminense, e conta com a união de profissionais de várias áreas do conhecimento e profissionais da indústria local.

Ao todo, 23 pesquisadores trabalham no desenvolvimento das atividades do Centro que, segundo o vice-coordenador do comitê gestor do projeto e professor do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Cláudio Fernandes, vai funcionar como um certificador na vigilância da qualidade de EPIs no mercado.

Ele também destaca que “mesmo quando a pandemia passar, a memória em relação à necessidade da qualidade de proteção permanecerá, por isso, não se trata de um investimento emergencial, mas uma possibilidade de longo prazo para atender a uma nova demanda”.

Todos os equipamentos produzidos neste primeiro momento serão destinados aos profissionais ligados diretamente ao enfrentamento da Covid-19, de maneira inteiramente gratuita. A rede formada para desenvolver o projeto também conta com a parceria do Senai e Rede de Empresas Fluminenses contra Efeitos da Covid-19.

O Centro de Pesquisa é financiado pela Faperj, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: Agência Nacional

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!