São José: Mais casos de abandono de filhotes de cães são registrados no Município

Tem sido crescente o número de animais abandonados nas ruas de São José do Vale do Rio Preto. Na Estrada Silveira da Motta, no bairro de Brucussú, próximo a uma loja de material de construção, sete cachorros foram abandonados, que com a comoção dos moradores da região e amigos que se sensibilizaram, conseguiram arrumar um lar adotivo para todos os filhotes.

O mais recente dos abandonos, aconteceu no bairro do Parque Vera Lúcia, região central da cidade, onde quatro filhotes foram deixados no local, próximo do Sítio do saudoso Padre José. Os animais assustados, correm o risco de serem atropelados, se protegendo debaixo dos carros estacionados na rua.

Outro registro de abandono de animais também foi percebido perto da Fazenda de Águas Claras e na localidade de Grota Funda.

Segundo informações recebidas, a prefeitura já foi procurada para receber ajuda de um projeto que disponibilizaria a castração desses animais, tendo somente que ceder um local.

Em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura, fomos informados de que o Executivo “não tem nenhuma informação sobre isso”.

A prefeitura terá de adotar medidas eficazes e urgentes para controlar o número de casos de abandono de animais nas ruas de São José que vem crescendo consideravelmente, e também deve encontrar soluções quanto a questão dos que já estão nessa situação de abandono.

Ainda sobre o assunto, também existe um projeto de um dos vereadores, com a intenção de que sejam adotadas medidas eficazes do poder público quanto a essa questão de castração e cuidado com os animais abandonados no município, além de ações de conscientização para evitar novos abandonos. Porém, o projeto sequer foi apresentado em plenário para análise dos demais vereadores e segue engavetado há meses.

Mas, o problema não é só responsabilidade dos gestores públicos. É uma irresponsabilidade daqueles que deveriam ser seus cuidadores, agirem dessa forma, abandonando, em sua maioria, filhotes de cães pelas ruas da cidade. Além de ser um ato que demonstra a total falta de amor, os animais correm o risco de serem atropelados.

A situação ficou mais ampla por conta da crise causada pelo novo coronavírus, que levou os donos a desistirem de seus animais de estimação a ponto de abandoná-los. Uma atitude covarde com os animais, e que também é crime. Podendo ser denunciada por maus-tratos e abandono.

Mais cinco filhotes de cães foram abandonados. Desta vez, também abandonaram a mãe dos cachorrinhos. O registro foi feito no bairro da Glória. Segundo informado, os animais foram largados na rua, próxima do Sítio do Ari Pereira, mas os animais acabaram indo para dentro do sítio. Quem fez o registro dos cachorros, informou que estão à disposição para adoção.

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!