Eleições 2020: Mesários começam a ser convocados para trabalhar no pleito

Os mesários que vão trabalhar nas eleições municipais deste ano – seja para receber os votos ou as justificativas – já estão começando a ser convocados. O prazo começou nesta terça-feira e vai até setembro, dia 16. Essa nomeação é feita pelo juiz eleitoral do município.

Os locais de funcionamento das mesas receptoras, que é a composição da mesa que fica na sessão no dia da votação – também serão divulgados até setembro. Ela é composta por um presidente, dois mesários e um secretário.

Lembrando que todo eleitor que tem mais de 18 anos e está em dia com a Justiça Eleitoral pode ser convocado para trabalhar na votação. Com exceção dos candidatos e dos parentes deles até o segundo grau e por afinidade.

Também não podem ser convocados aqueles que ocupam funções executivas em partidos políticos, além de policiais, funcionários com cargo de confiança no Executivo e as pessoas que trabalham no próprio serviço eleitoral.

O trabalho não é remunerado, mas a pessoa recebe auxílio-alimentação e dois dias de folga no trabalho. Ter sido mesário também pode ser critério de desempate em concursos públicos, se o edital prever essa possibilidade.

O Tribunal Superior Eleitoral tem um programa de Mesário Voluntário para aqueles que querem trabalhar nesses dias. Aqueles que tiverem interesse podem se inscrever no portal das eleições municipais 2020.

Fonte: Agência Nacional

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!