Eleições 2020: Eleitor com deficiência visual vai ouvir o nome do candidato ao votar

Em 2020, a experiência de votar nas eleições municipais poderá ser mais completa e tranquila para muitos eleitores. Uma nova tecnologia implantada pelo Tribunal Superior Eleitoral vai permitir que pessoas com deficiência visual ouçam o nome do candidato, após digitar o número na urna eletrônica.

O recurso utilizado é a sintetização de voz, que transforma texto em som, como se a máquina estivesse lendo o conteúdo de um documento.

Em outras eleições, a urna já emitia o som de mensagens pré gravadas em estúdio, indicando o cargo para o qual o eleitor estava votando, além de instruções sobre as teclas. Mas por serem previamente gravadas em estúdio e num pleito em que concorrem milhares de candidatos, com substituições ao longo do processo, o sistema ficou inviável.

Para utilizar a novidade, o eleitor precisa informar o mesário sobre a deficiência visual, para que o recurso seja habilitado. O eleitor vai receber fones de ouvido, necessários para garantir o sigilo do voto; e enquanto a votação não for iniciada, poderá fazer a regulagem do áudio, sendo permitido aumentar ou diminuir o volume.

A sintetização de voz implementada para as próximas eleições foi feita em software livre e foi criada em quatro meses.

Fonte: Agência Brasil

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!