Eleições 2020: prazo para convenções partidárias termina nesta quarta; em São José, apenas um candidato a prefeito já está oficializado

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para a realização de convenções partidárias para a escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2020. Na disputa deste ano, a expectativa da Justiça Eleitoral é que 500 mil registros de candidaturas sejam confirmados em todo território nacional. O primeiro e segundo turno das eleições municipais de 2020 serão realizados, respectivamente, nos dias 15 e 29 de novembro.

Pela primeira vez na história, por causa da pandemia do novo coronavírus, os partidos têm a opção de realizar as convenções virtualmente. Considerada uma das etapas principais do processo eleitoral, além de escolher os candidatos que disputarão o pleito, nessa reunião, os partidos também decidem se vão participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas, e sorteiam os números com os quais os candidatos irão concorrer.

Eleitorado de São José

Em São José, o total de eleitores habilitados para o pleito 2020, é de 16.765, que representam 76,5% dos 21.916 munícipes. Esse montante, que equivale a 63 seções, estará sendo distribuído em 12 locais de votação.

Segundo divulgado anteriormente, na E. M. Prefeito Bianor Martins Esteves, terá um total de 16 seções para 3.168 eleitores; já no Colégio Cenecista, serão 10 seções para 2.189 eleitores; na Escola Santa Isabel em Jaguara, serão 05 seções para 1.946 eleitores; na Escola José Affonso de Paula em Contendas, serão 06 seções para 1.806 eleitores; no Colégio Estadual Coronel João Limongi, serão 08 seções para 1.718 eleitores; na Escola de Águas Claras, serão 03 seções para 1.132 eleitores; na Escola Irene Lima em Barrinha, serão 03 seções para 1.071 eleitores; na Creche Municipal de Parada Morelli, serão 03 seções para 927 eleitores; na Escola Amândio Evangelista do Carmo em Pouso Alegre, serão 03 seções para 792 eleitores; na Escola Municipal Professora Maria Emília Pereira Esteves na Boa Vista, serão 02 seções para 754 eleitores; já na Escola Maria Euquépia no Roçadinho, serão 02 seções para 709 eleitores; e por fim, na Escola Cardeal Dom Sebastião Leme em São Lourenço, serão 02 seções para 553 eleitores.

Outras mudanças

Para atender às recomendações médicas e sanitárias, além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral. O formato virtual também poderá ser adotado para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.

As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.

Antecedência

As siglas que já realizaram suas convenções e enviaram as respectivas atas para agremiações já podem gerar e encaminhar o pedido de registro dos candidatos à Justiça Eleitoral. A recomendação do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, é que partidos e candidatos não deixem o registro de candidatura, cuja data limite é o dia 26 de setembro, para a última hora, uma vez que a sobrecarga nos dois últimos dias pode gerar transtornos e impedir o envio pela internet.

Último prazo

A entrega da documentação pela internet expira às 8h do dia 26 de setembro. Após esse horário, a entrega terá que ser presencial e agendada, exigindo deslocamento ao cartório e os devidos cuidados sanitários. O agendamento para atendimento presencial será feito pelos meios informados por cada TRE e cartórios eleitorais e estará disponível das 8h30 às 19h. O atendimento será marcado conforme a ordem de chegada dos pedidos – o interessado não poderá escolher o horário.

Depois de receber os requerimentos, a Justiça Eleitoral valida a documentação e a encaminha à Receita Federal para emitir o CNPJ. Tendo CNPJ e o registro, os candidatos já podem abrir conta corrente da campanha e estão aptos para iniciar a arrecadação de recursos após o dia 26 de setembro.

Nomes que estarão pleiteando uma vaga a prefeitura de São José

No município valeripretano, até o momento, apenas um dupla foi definida para concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito de São José do Vale do Rio Preto.

Os partidos Solidariedade e Republicanos foram os primeiros que definiram os candidatos que irão buscar uma vaga no Executivo Municipal nas Eleições 2020. Os nomes confirmados para disputarem o pleito, foram do advogado e ex-vereador, Dr. Ivo da Gama Pires e do pastor e também ex-vereador, Rubens de Carvalho. A decisão aconteceu em convenção realizada na noite do último dia 31. Nesta mesma data, também realizaram suas convenções, os partidos PSDB, PRTB, Cidadania e Progressista.

Nesta segunda-feira dia 14, acontece a convenção do DEM, que até o momento, tem como pré-candidato a prefeito, o empresário e ex-vereador, José Carlos do Mariano. Especula-se que seu vice na chapa, poderá ser a enfermeira e atual vereadora Renilda Pereira. Também farão suas convenções nesse mesmo dia, os partidos PTB, PL e PROS.

Já na terça dia 15, acontece a convenção do PSC, que irá deliberar sobre a candidatura dos seus vereadores, vice e também do seu pré-candidato a prefeito, que até o momento segue sendo o médico e também ex-vereador, Dr. Anacleto Júnior.

No dia 16, último dia para realização das convenções, acontece a do partido Avante, para oficializar o contador e atual prefeito, Gilberto Esteves, como candidato pelo partido. Provavelmente, deverá se repetir a parceria com o atual vice-prefeito, o empresário Marcelo Baggio.

Também no dia 16, acontece a convenção do PSD, para homologar a candidatura do pré-candidato a prefeito, o advogado Dr. Rodrigo da Costa Frias, bem como de seu vice, além dos candidatos a vereador pela chapa.

Da redação Rede Info News; com informações da Agência Brasil

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!