Petrópolis: Campanha ‘Sangue Forte’ incentiva alunos das academias a fazerem doação

Mais de 15 academias de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, estão participando da campanha “Sua solidariedade em forma, salva vidas”, do Banco de Sangue Santa Teresa. A iniciativa teve início nesta semana e vai até o dia 11 de outubro.

O objetivo é aumentar os estoques sanguíneos, que estão com déficit de 45%, segundo o Banco de Sangue.

A campanha mobiliza alunos, funcionários e parceiros de academias. No final da ação, a academia com maior número de doadores será premiada pelo Banco de Sangue com o troféu de campeã da gincana solidária.

“Queremos dar um ‘gás’ de esperança a quem precisa, principalmente, neste período delicado em que vivemos. Por isso, pedimos a colaboração das pessoas saudáveis para que pratiquem amor ao próximo e troquem um dia de treino por uma boa ação”, diz o líder de captação do Banco de Sangue Santa Teresa, Vinicius Pereira.

De acordo com a unidade, um doador pode salvar até 4 vidas.

A doação pode ser feita diariamente, inclusive aos fins de semana e feriados, das 7h até as 18h.

Para participar da campanha, basta entrar em contato com o Banco de Sangue Santa Teresa, localizado na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ou pelos telefones (24) 2245-2324; (24) 99269-4355. Estacionamento gratuito na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen.

Confira os requisitos básicos para estar apto a doar sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
  • Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
  • Não ter diabetes em uso de insulina;

É importante consultar a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para a Covid-19

A pandemia da Covid-19 também gerou consequências para a doação de sangue que vão além da queda nos estoques dos hemocentros. Agora, também é importante ficar atento aos critérios específicos que envolvem a doença. Confira:

  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
  • Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;
  • Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
  • Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

Fonte: G1

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!