Firjan: Indústrias do Centro-Sul Fluminense criam 110 postos de trabalho; São José segue com saldo negativo

O setor industrial do Centro-Sul Fluminense foi responsável pela abertura de 110 novas vagas de emprego em agosto. Considerando também o resultado de julho (+133), a indústria criou 243 postos de trabalho e recuperou 42,6% das 570 vagas perdidas entre março e junho, meses mais afetados pela pandemia do coronavírus e pelas incertezas em relação à economia. Os dados estão na plataforma Retratos Regionais da Firjan, que traz mensalmente recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense.

O setor gráfico (+36 vagas), de produtos de plástico (+29) e de alimentos (+23) foram os que mais contribuíram para o saldo positivo no período. As indústrias destes setores já haviam sinalizado, em agosto, aumento na geração de empregos, ao lado de fabricação de móveis e produtos de metal.

Três Rios, município com maior população do Centro-Sul fluminense, contribuiu com a maior parte das vagas da indústria (+69), seguido por Comendador Levy Gasparian (+18) e Sapucaia (+10).

Municípios com saldo negativo na criação de vaga de empregos

Em relação ao número geral de empregos em agosto, incluindo todos os setores econômicos, a região composta por oito cidades, registrou saldo de 72 postos de trabalho. Somente Miguel Pereira, São José do Vale do Rio Preto e Areal obtiveram saldo negativo com mais demissões do que contratações. O Comércio da região criou 57 vagas, mas o setor de Serviços perdeu 54 vagas e Agropecuária registrou 41 demissões.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. 

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Com informações da Firjan – Imagem: Vinícius Magalhães

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!