Campanha de Vacinação: Atualização da caderneta e aplicação de polio e sarampo vão até dia 30

Três campanhas de vacinação se enceram em uma semana. As ações contra a poliomielite e o sarampo e a multivacinação vão até dia 30 de outubro.

A vacina da poliomielite é para crianças de 1 a 5 anos de idade incompletos. A gotinha previne contra a paralisia infantil. O Ministério da Saúde estima que 11 milhões de crianças devem receber a dose contra a poliomielite. A meta é vacinar pelo menos 95% deste público.

Há, ainda, a de combate ao sarampo. Essa, para o público de 20 a 49 anos de idade. A campanha é indiscriminada, ou seja, mesmo aqueles que já tomaram a vacina de sarampo podem tomar outra dose.

Até o final deste mês também está em vigor a Campanha Nacional de Multivacinação, voltada para menores de 15 anos de idade. O objetivo é a atualização da caderneta desse público.

No Distrito Federal, postos de saúde funcionando em horários diferentes, filas e longa espera para conseguir vacinar os filhos têm gerado reclamações.

Laura Souza vacinou os dois filho no sábado (17) – dia D da campanha. Ela relata que ao levar as crianças para consultar no meio da semana presenciou muita confusão no setor de vacinas da Unidade Básica de Saúde 01 do Paranoá.

A Secretaria de Saúde informou que o horário de vacinação ocorre em todas as salas, de 8h às 17h. As salas estão abastecidas com as vacinas, mas faltas pontuais podem ocorrer. Porém, na relação dos postos de vacinação, disponível na página da secretaria, não há um padrão de horário. Alguns fecham para o almoço, outros não. Os dias de funcionamento também são diferentes, a depender da unidade, e nem todos têm expediente aos sábados.

Em três semanas de Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, o Distrito Federal vacinou apenas 30% da meta, que é imunizar 160 mil crianças.

O Ministério da Saúde tem alertado sobre a queda na cobertura vacinal nos últimos anos. Em 2019, por exemplo, cerca de 7,7 milhões de crianças e adolescentes não se vacinaram contra a Febre Amarela.

O Ministério da Saúde afirma ainda que distribuiu mais de 23,3 milhões de doses da vacina oral contra a poliomielite aos estados – 304 mil delas para o DF.

Fonte: Agência Brasil

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!