VigiAR SUS: Governo lança projeto para ampliar rede de combate à Covid

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira, um projeto de R$ 1,5 bilhão para o enfrentamento da Covid-19.

Entre as ações do VigiAR SUS está a criação de mais de 400 Núcleos Hospitalares de Epidemiologia.

Esses núcleos ficam dentro dos hospitais. São unidades de inteligência que atuam na detecção, no monitoramento e na comunicação da doença e de risco de potenciais emergências em saúde pública, como é o caso da Covid-19.

Todos os hospitais de gestão pública com mais de 10 leitos de UTI terão Núcleos Hospitalares de Epidemiologia. O número de unidades no país vai saltar de 238 para 675.

Outra ação anunciada no VigiAR SUS é a formação de mais de 3 mil profissionais em epidemiologia de campo, para aumentar as equipes em estados e municípios. Durante coletiva nesta quinta-feira, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, destacou o programa.

O VigiAR SUS também prevê recursos para modernização e ampliação da capacidade de testagem dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública – os Lacens. Além da melhora na estrutura de salas de vacinação, como a substituição de geladeiras por câmaras refrigeradas para armazenamento das vacinas.

Parte desses recursos vai para estados e municípios para que eles executem as ações do VigiAR SUS.

O governo federal não deu prazo para a implementação dessas ações.

Fonte: Agência Brasil

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!