Eleições 2020: Justificativa de ausência às urnas deverá ser feita preferencialmente de maneira remota

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral na data do primeiro turno das eleições deste ano, em 15 de novembro, poderá justificar a ausência às urnas de maneira remota. Pelo celular, ele pode usar o aplicativo e-Título, baixado gratuitamente na Google Play ou Apple Store. Já pelo site do TRE-RJ, é possível justificar a ausência pelo sistema Justifica. A Justiça Eleitoral considera como domicílio eleitoral a cidade onde o eleitor vota. Para incentivar o distanciamento social, o TRE-RJ vai priorizar a justificativa remota e, por isso, não vai instalar mesas exclusivas para receber as justificativas presencialmente.

Novidade neste ano, a justificativa da ausência no aplicativo e-Título utilizará o sistema de georreferenciamento do celular, garantindo que o eleitor realmente está fora do município em que ele está apto a votar. O aplicativo reconhecerá a localização do eleitor e confirmará que ele está fora da cidade do domicílio eleitoral. A funcionalidade “Justifica Brasil” estará disponível nos dias e horários de votação, das 7h às 17h do dia 15 de novembro.

Já o eleitor que deixar de votar e não se justificar no dia do pleito tem 60 dias, contados a partir da data de cada turno da eleição, para acessar o sistema Justifica, disponível no site do TRE-RJ, preencher corretamente o formulário com os dados pessoais e fazer uma descrição detalhada dos motivos da ausência às urnas, anexando pelo menos um documento que comprove o motivo pelo não comparecimento à votação, como bilhetes de passagem ou atestado médico, por exemplo.

Fonte: TRE-RJ

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!