Na noite deste domingo dia 29, alguns jovens acabaram se envolvendo em uma briga na Praça João Werneck, região central de São José do Vale do Rio Preto.
A motivação da confusão ainda é desconhecida. As imagens gravadas em vídeos foram compartilhadas em grupos de wahtsapp.
Nas imagens é possível ver que dezenas de jovens estavam curtindo a noite de domingo na praça, ao som de música e bebidas. Uma vez que é o único local de diversão que os jovens tem na cidade.

É importante ressaltar ainda que, não foi percebido nas imagens, que alguém estivesse usando máscara de proteção por conta da Covid-19.
Como em São José, o prefeito Gilberto Esteves determinou que o uso de máscaras não seria obrigatório desde o início da pandemia, claramente que ninguém estaria usando, como é possível verificar em alguns trechos dos vídeos. No município somente é obrigatório o uso de máscara ao entrar em estabelecimentos comerciais e repartições públicas. Nas ruas, calçadas e praças, o uso segue facultativo.

O chefe do Executivo disse que a Rede Info News se equivocou ao afirmar isso, e garantiu que em São José, o uso de máscara em ambientes públicos, como ruas e praças é obrigatório. Seguimos com as informações do Decreto Municipal assinado pelo prefeito:
DECRETO Nº 3.209 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2020 – Art. 8º – Fica determinado o uso obrigatório de máscaras protetoras de nariz e boca, descartáveis ou de tecido, que podem ser produzidas de forma caseira, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS e do Ministério da Saúde, para: I – motoristas, cobradores e usuários de transporte coletivo de passageiros; II – motoristas e usuários de transporte de passageiros por táxi ou aplicativo; III – funcionários e consumidores de estabelecimentos considerados como essenciais; IV – funcionários e consumidores de estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços com funcionamento autorizado; V – servidores públicos, no exercício das funções que atendam o público. §4º – O uso de máscara protetora de nariz e boca para a população em geral para circulação em ruas, calçadas e demais ambientes coletivos é recomendada e, sendo possível, deve ser colocado em prática.

O prefeito citou que o Decreto Federal que deve prevalecer, mas existe uma normativa em que os municípios podem decretar suas ações locais, independente do decreto federal ou estadual, como é o caso adotado desde o início da pandemia em São José.
Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.
Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!
