Petrópolis: Prefeito anuncia Plano de Vacinação contra a COVID-19 na cidade

O prefeito Bernardo Rossi anunciou, durante uma reunião com a Área Técnica da Saúde nesta quarta-feira (16/12), os detalhes sobre o plano de vacinação contra a COVID-19 no município. O trabalho, que já vinha sendo elaborado desde o início deste mês, foi apresentado ao prefeito após os ajustes finais. Segundo o planejamento, a campanha de vacinação será dividida em quatro etapas estabelecidas de acordo com as características epidemiológicas da doença entre a população.

A primeira etapa da vacinação terá como público-alvo os trabalhadores da saúde. Médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e todos que estejam inseridos na área, pública ou privada, incluindo pessoal administrativo de unidades de saúde do município. Além destes, idosos a partir dos 75 anos e pessoas a partir dos 60 anos de idade que se encontrem em asilos ou instituições psiquiátricas da cidade. Para a segunda etapa, idosos entre 60 e 74 anos de idade terão prioridade.

Na terceira etapa, as ações serão voltadas às pessoas com comorbidades que apresentem grande chance para o agravamento de suas doenças devido ao Coronavírus. No trabalho serão seguidas as mesmas comorbidades referentes à vacina da gripe, como: obesidade, problemas renais crônicos, hepáticos, oncológicos, cardiovasculares, diabetes e pulmonares, entre outras. Na quarta, e última fase das ações, serão vacinados todos os professores, das redes pública e privada, e agentes das forças de segurança e salvamento, militares e civis.

Para dar mais agilidade e cobertura às ações, a vacinação será ampliada através do sistema Drive Thru nos bairros do Quitandinha, Itaipava, Bingen e Corrêas. Além disso, a vacinação vai estar disponível em todas as unidades da Atenção Básica de Saúde do município, como UBS´s, Postos de Saúde da Família, unidades hospitalares, Centros de Saúde e demais salas de vacinação. Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI´s) e pacientes acamados também terão prioridade durante toda a vacinação.

“Todo esse planejamento foi realizado por pessoas extremamente capacitadas para que nossa cidade possa ter ações organizadas e para que todos possam ser imunizados. Já havíamos solicitado atenção especial ao Governo Federal devido ao alto número de idosos em Petrópolis. Estamos fazendo tudo de forma bem estruturada e com muita responsabilidade para que nossa missão principal seja cumprida: vamos continuar salvando vidas na cidade”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Na última semana, a prefeitura tomou medidas emergenciais dando continuidade no combate ao coronavírus no município. Devido ao aumento do número de casos, mais 37 leitos foram anunciados em Petrópolis. Na última quinta-feira (10/12), 07 leitos foram abertos no HNSA e mais 10 ainda serão disponibilizados no primeiro andar da unidade. No SMH, 05 novos leitos iniciaram suas atividades dia 12/12 e outros 05 já estão sendo abertos esta semana. No Hospital Alcides Carneiro (HAC), em Corrêas, 10 vagas estão sendo entregues também esta semana. Vale lembrar que todos os leitos vêm sendo disponibilizados de acordo com a demanda de pacientes que aguardam internação e já possuem equipes médicas para atuação.

Fonte: Diário de Petrópolis

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!