Contran: Automóveis registrados a partir de agora terão documentação digital

Os carros registrados a partir de agora terão todos os documentos em formato digital. Uma resolução do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, que entrou em vigor esta semana, tornou digital também o DUT, o Documento Único de Transferência. Esse é o documento usado na compra e venda de automóveis e serve para transferir a propriedade do veículo. Porém, o antigo DUT de papel segue valendo do mesmo jeito, e o novo formato digital, que passa a se chamar ATPV-e, Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo, será para os automóveis registrados a partir deste ano.

O presidente do Departamento Nacional de Trânsito – o Denatran, Frederico Carneiro, explicou o procedimento para a transferência de propriedade do veículo com o documento digital.

Após imprimir o documento, o proprietário do carro ainda precisa reconhecer a firma no cartório e efetivar a transferência no Detran. Ainda segundo o presidente do Denatran, a meta é que até julho de 2021 seja possível transferir a titularidade do veículo totalmente por meio digital.

O DUT foi o último documento de trânsito a ser digitalizado, pois já era possível obter o formato digital do Certificado de Registro do Veículo e do Licenciamento Anual. Além disso, a carteira de motorista também já tem a versão digital.

Portanto, a partir de agora, nenhum órgão de trânsito deve mais usar o papel verde característico dos documentos de carro. Os motoristas podem ter acesso aos documentos digitais, após pagarem os tributos anuais, nos portais dos Detrans de cada estado ou do Distrito Federal ou por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Para não correr o risco de cair a bateria do celular bem na hora da fiscalização, é bom o motorista também imprimir o documento digital em casa e andar com ele no carro. O documento vem com um QR Code, um código, que comprova a autenticidade das informações.

Fonte: Agência Brasil

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Rede Info News – Ouça agora!!!