Previdência Social: INSS alerta para tentativa de golpe relacionado à prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – fez um alerta aos segurados após denúncias de tentativa de fraude de benefícios: o instituto não faz nenhum tipo de contato por telefone para solicitar a prova de vida dos beneficiários.

Então, se você receber qualquer ligação nesse sentido, desligue e não forneça nenhum tipo de informação, porque é golpe.

Ainda de acordo com o INSS, na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura e parece mesmo bem real.

O governo anunciou a expansão do uso da prova de vida por biometria facial: o segurado usa o celular como se fosse tirar uma selfie e faz o reconhecimento. Isso facilita a comprovação, torna o processo mais seguro e evita que as pessoas precisem sair de casa.

Por causa da pandemia, o INSS prorrogou até final de abril a interrupção de bloqueio de pagamento de aposentadorias e pensões de segurados que estão sem fazer a prova de vida desde março do ano passado.

O beneficiário que estiver com a prova de vida pendente, também será notificado pelo aplicativo e direcionado para resolver a pendência. Para ter acesso, basta baixar o aplicativo Meu Gov na Play Store e na App Store.

Fonte: Agência Brasil

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Beat FM – Ouça agora!!!