Petrobras: Companhia anuncia reajuste de 39% no preço do gás natural

A Petrobras anunciou reajuste de 39% no preço do gás natural repassado às distribuidoras. O novo valor valerá a partir do dia 1º de maio. Ao contrário de outros combustíveis, o gás natural é corrigido em intervalos regulares, a cada 3 meses.

De acordo com a companhia, o aumento se deve à aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio, nos meses anteriores. Logo, o preço que será praticado em maio, junho e julho, tem como referência as variações verificadas em janeiro, fevereiro e março. Durante esse período, o petróleo subiu 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais. Além disso, os preços domésticos das commodities também subiram com a desvalorização do real.

O valor do gás natural cobre, ainda, os custos do transporte do combustível até o ponto de entrega às distribuidoras, que são atualizados anualmente em maio, com base no IGP-M, que acumula alta de 31%.

A Petrobras ressalvou que apesar do aumento, o gás natural chegou a ter em 2020 uma redução acumulada de 35% no preço em reais e 48% em dólares, em consequência da queda do petróleo ocorrida no início do ano passado.

Segundo a estatal, o valor final para o consumidor depende ainda das margens aplicadas pelas distribuidoras e postos de revenda, além de ser acrescido de tributos federais e estaduais.

Fonte: Agência Brasil

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Beat FM – Ouça agora!!!