RJ: Mapa de Risco aponta que Itaguaí, São José e Nova Friburgo estão na bandeira de maior risco para Covid-19

O novo Mapa de Risco por Municípios, produzido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o Rio de Janeiro tem três cidades com bandeira roxa, a de risco muito alto para a Covid-19. Essa é a classificação mais elevada, identificada em Itaguaí, na Região Metropolitana, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto, na Serrana.

Outros 54 municípios apresentam risco alto e ostentam bandeira vermelha, a segunda mais grave na escala de cinco níveis. E outros 35 apresentam risco moderado, bandeira laranja, a terceira mais perigosa. Não há municípios com riscos baixo e muito baixo, bandeiras amarela e verde, as de ameaça mais branda para a doença.

O panorama no estado já foi mais grave. Na edição de dois de abril, o Mapa de Risco por Municípios mostrava que todos as cidades do estado apresentavam bandeiras roxa ou vermelha. Ao todo, 27 cidades estavam na classificação mais perigosa, e as outras 65, na segunda mais elevada.

Na capital, o Boletim Epidemiológico semanal aponta que a cidade tem 18 de suas 33 regiões administrativas em risco muito alto para Covid-19, e as outras 13 com risco alto. A classificação do município é feita em três níveis e não há qualquer localidade da capital do estágio em risco moderado, o mais leve da escala.

As regiões administrativas levam nomes de bairros. Geralmente, o mais conhecido, mas representam um grupo deles. O indicador de risco do município é construído a partir da combinação de dois dados: internação e óbito.

Na cidade, apresentam risco muito alto as seguintes regiões administrativas: Centro e Santa Teresa (Região Central), Botafogo, Copacabana, Lagoa e Rocinha (Zona Sul), Barra da Tijuca, Campo Grande, Realengo, Jacarepaguá e Cidade de Deus (Zona Oeste); Tijuca, Méier, Jacarezinho, Inhaúma, Complexo do Alemão, Irajá e Madureira (Zona Norte).

Fonte: CNN Brasil

Envie denúncias, informações, reclamações, vídeos e fotos para o WhatsApp ou Telegram da Rede Info News (32) 9 9803-5633, e conte para nossa equipe como está a situação do seu bairro ou região.

Rádio Beat FM – Ouça agora!!!